• Carregando...
Galileu, o terceiro “mártir da ciência”? Parece que não…
| Foto:

(o segundo seria, como todo mundo sabe, Giordano Bruno. É um assunto que ainda comentaremos aqui algum dia desses)

Soube pelo blog da Cathy Lynn Grossman (embora o texto pareça não ter sido escrito por ela) que o Museu Galileu, em Florença, está exibindo “relíquias” do astrônomo florentino: dois dedos e um dente.

Alessia Pierdomenico/Reuters
“Relíquias” da ciência: dois dedos e um dente de Galileu estão sendo expostos em Florença.

O blog já escorrega quando diz que Galileu foi acusado de heresia em 1633. Mesmo erro que essa matéria do New York Times comete. Mas papelão mesmo quem faz é justamente o sujeito que deveria saber muito mais sobre Galileu: o diretor do museu, Paolo Galluzzi. Ele chama o astrônomo de “mártir da ciência” e “santo secular”. Ora, façam-me o favor. Hipácia pelo menos ainda morreu de forma violenta. Galileu nem isso: faleceu em paz, em sua casa, recebendo os últimos sacramentos…

(a matéria do NYT pelo menos aponta a ironia de os pedaços de Galileu estarem sendo exibidos em relicários como se faz com os santos católicos; da mesma forma como é irônico que muitos que criticam a infalibilidade papal atribuam uma infalibilidade idêntica a pessoas como Carl Sagan ou Stephen Hawking, como já vimos aqui no Tubo)

O caso Galileu já foi exaustivamente abordado aqui no Tubo. Quem quiser saber mais pode ler a resenha de Galileu: pelo copernicanismo e pela Igreja, a entrevista com o autor, Annibale Fantoli, e esse vídeo de Thomas Woods sobre o assunto.

E, respondendo à pergunta do título do texto no blog da Cathy, os cientistas já têm santo padroeiro.

——

Só ontem à noite soube que a entrevista que dei em fevereiro no programa Escola da Fé, da TV Canção Nova, estava sendo reprisada. Se soubesse antes, certamente teria avisado vocês.

——

O Tubo de Ensaio se inscreveu tardiamente no prêmio TopBlog 2010. Como não havia categoria de ciência, estou concorrendo na categoria Blogs profissionais/Religião. Para votar, é só clicar no selo ao lado. Não precisa de cadastro: na hora de votar você coloca seu nome e e-mail, e depois recebe uma mensagem com um link para validar seu voto.

——

Hoje é dia de dar Follow Friday no Tubo de Ensaio!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]