• Carregando...
Shinya Yamanaka foi nomeado pelo papa Francisco para a Pontifícia Academia de Ciências. (Foto: Ulla Montan/Nobel Foundation)
Shinya Yamanaka foi nomeado pelo papa Francisco para a Pontifícia Academia de Ciências. (Foto: Ulla Montan/Nobel Foundation)| Foto:
o biólogo Shinya Yamanaka

Shinya Yamanaka foi nomeado pelo papa Francisco para a Pontifícia Academia de Ciências. (Foto: Ulla Montan/Nobel Foundation)

Na segunda-feira, o papa Francisco nomeou dois novos integrantes para a Pontifícia Academia de Ciências: o físico Juan Martín Madacena e o biólogo Shinya Yamanaka.

O japonês Yamanaka, como lembramos, ganhou o Nobel de Medicina no ano passado ao lado do britânico John Gurdon por suas pesquisas com células-tronco pluripotentes induzidas, criadas a partir de células comuns, o que, entre outras coisas, evita o uso de embriões humanos para a obtenção de células-tronco. É aquela pesquisa da qual Mayana Zatz fez pouco em 2008.

Não deixem de conferir esta entrevista de Gurdon e Yamanaka (não achei o vídeo no canal do Nobel no YouTube para incorporar aqui no blog), concedida à equipe do Nobel. Aos 14 minutos, Yamanaka explica como foram as questões éticas que o levaram a deixar a pesquisa com embriões para tentar obter células-tronco a partir de outras fontes que não apresentassem tais dilemas.

——

Prêmio Top Blog, votação estendida!

selotopblog_300x250Devia ter acabado no dia 9 a primeira rodada de votação da edição 2013 do prêmio Top Blog, mas resolveram adiar o prazo para… 25 de janeiro de 2014! Suponho que seja pela incompetência da organização, que deixou na mão os blogueiros que usam WordPress ao inventar um selo em Java, que o WordPress recusa (este selo que vocês estão vendo ao lado foi uma gambiarra do suporte técnico do prêmio, só porque eu insisti muito. Pelo que vejo nas mídias sociais, a maioria das reclamações nem teve resposta). Em 2010 e 2011, o Tubo venceu a categoria “Religião/blogs profissionais” pelo voto popular. Em 2012, não ficamos entre os finalistas, mas o Blog Animal, também da Gazeta, venceu sua categoria pelo júri acadêmico. Para votar no Tubo, basta você clicar aqui ou no banner ao lado. Cada conta de e-mail só pode votar uma vez no mesmo blog, mas nada impede que, com uma mesma conta de e-mail, você possa votar em vários blogs de sua preferência. Da mesma forma, você pode votar no Tubo mais de uma vez se tiver duas ou mais contas de e-mail. Basta preencher, no alto da página do prêmio, seu nome e e-mail. Você receberá uma mensagem com um link para confirmar seu voto. Também é possível votar pelo Facebook.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]