• Carregando...

Ainda na “ressaca” (calma lá! Eu só tomei uma Guinness ontem à noite para festejar) da nossa histórica conquista do Grande Prêmio Esso de Jornalismo com a série dos Diários Secretos, recomendo a vocês que usem bem o tempo relendo o trabalho investigativo do nosso quarteto de repórteres (apoiados por fotógrafos, motoristas, infografistas, editores, ilustradores, diretores etc.), e por isso deixo apenas um vídeo curtinho nesta sexta-feira.

Muitas vezes, diante da ideia de que Darwin estivesse certo, vi gente religiosa torcendo o nariz para a possibilidade de “vir do macaco”. Talvez este seja o maior engano atual sobre a teoria da evolução, já que nós não viemos do macaco; na verdade, nós e os macacos atuais descendemos de um ancestral comum. Em algum ponto da história, nós e eles nos dividimos e tomamos rumos diferentes. E isso não tem nada de demérito, segundo Denis Alexander, diretor do Instituto Faraday de Ciência e Religião da Universidade de Cambridge.

Para Alexander, o fato de dividirmos os genes com outros animais reflete um fato interessante que o autor sagrado embutiu no Gênesis, e que eu sinceramente nunca tinha percebido: em todos os dias da criação, Deus vê que o resultado era “bom”. Só no sexto dia, quando a criação está completa com a presença do homem, Deus acha tudo “muito bom”. Para Alexander, o advérbio não está aí à toa. Não só a ordem material é boa, mas também o homem tem um lugar especial nela, não como um ser isolado, mas como um ponto culminante, inclusive na história evolutiva. “É maravilhoso, somos todos parte de uma mesma história. Não é como se fôssemos seres especiais, mas desconectados do resto da criação; na verdade somos todos bons, a criação é boa”, conclui. Confiram aí o vídeo:

——

O Tubo de Ensaio é um dos três finalistas do prêmio Top Blog 2010 na categoria “blogs profissionais/religião”, pelo júri popular. Também são finalistas o Ancoradouro, de Fortaleza, e o blog da Ana Néri (que conheci pessoalmente quando estive no programa do professor Felipe Aquino). Queria agradecer a todos que votaram no Tubo e aos que fizeram campanha para convencer outros a votar. Na semana que vem sai a lista dos finalistas pelo júri acadêmico.

——

Hoje é dia de dar Follow Friday no Tubo de Ensaio!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]