PUBLICIDADE

Tubo de Ensaio

Enviado por Marcio Antonio Campos, 19/11/10 5:07:00 PM

O nosso ancestral comum

Ainda na “ressaca” (calma lá! Eu só tomei uma Guinness ontem à noite para festejar) da nossa histórica conquista do Grande Prêmio Esso de Jornalismo com a série dos Diários Secretos, recomendo a vocês que usem bem o tempo relendo o trabalho investigativo do nosso quarteto de repórteres (apoiados por fotógrafos, motoristas, infografistas, editores, ilustradores, diretores etc.), e por isso deixo apenas um vídeo curtinho nesta sexta-feira.

Muitas vezes, diante da ideia de que Darwin estivesse certo, vi gente religiosa torcendo o nariz para a possibilidade de “vir do macaco”. Talvez este seja o maior engano atual sobre a teoria da evolução, já que nós não viemos do macaco; na verdade, nós e os macacos atuais descendemos de um ancestral comum. Em algum ponto da história, nós e eles nos dividimos e tomamos rumos diferentes. E isso não tem nada de demérito, segundo Denis Alexander, diretor do Instituto Faraday de Ciência e Religião da Universidade de Cambridge.

Para Alexander, o fato de dividirmos os genes com outros animais reflete um fato interessante que o autor sagrado embutiu no Gênesis, e que eu sinceramente nunca tinha percebido: em todos os dias da criação, Deus vê que o resultado era “bom”. Só no sexto dia, quando a criação está completa com a presença do homem, Deus acha tudo “muito bom”. Para Alexander, o advérbio não está aí à toa. Não só a ordem material é boa, mas também o homem tem um lugar especial nela, não como um ser isolado, mas como um ponto culminante, inclusive na história evolutiva. “É maravilhoso, somos todos parte de uma mesma história. Não é como se fôssemos seres especiais, mas desconectados do resto da criação; na verdade somos todos bons, a criação é boa”, conclui. Confiram aí o vídeo:

——

O Tubo de Ensaio é um dos três finalistas do prêmio Top Blog 2010 na categoria “blogs profissionais/religião”, pelo júri popular. Também são finalistas o Ancoradouro, de Fortaleza, e o blog da Ana Néri (que conheci pessoalmente quando estive no programa do professor Felipe Aquino). Queria agradecer a todos que votaram no Tubo e aos que fizeram campanha para convencer outros a votar. Na semana que vem sai a lista dos finalistas pelo júri acadêmico.

——

Hoje é dia de dar Follow Friday no Tubo de Ensaio!

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Buscar no blog
      Assine a Gazeta do Povo
      • A Cobertura Mais Completa
        Gazeta do Povo

        A Cobertura Mais Completa

        Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

        Tudo isso por apenas

        12x de
        R$49,90

        Assine agora!
      • Experimente o Digital de Graça
        Gazeta do Povo

        Experimente o Digital de Graça!

        Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

        Após o período teste,
        você paga apenas

        R$29,90
        por mês!

        Quero Experimentar