• Carregando...
O santo do dia avisa: cristãos, não digam bobagem sobre ciência!
| Foto:
Reprodução

Santo Agostinho, na visão de Philippe de Champagne: a inspiração para o coração em chamas, tradicional nas representações do santo, vem do início das “Confissões”. (Imagem: Reprodução)

Hoje a Igreja Católica comemora um bispo e filósofo que, entre outras coisas, tinha um talento especial para frases de efeito. Muita gente conhece “Tarde vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova. Tarde vos amei. Eis que habitáveis dentro de mim e eu lá fora a procurar-vos”, ou “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”, ambas do mesmo livro, as Confissões. Mas aqui no blog a frase que mais nos interessa é o conselho de santo Agostinho aos cristãos:

Acontece muitas vezes que um não cristão de tal modo conhece algo sobre a terra, o céu, os demais elementos deste mundo, o movimento e a conversão ou também a grandeza e a distância dos astros, os eclipses do sol e da lua, os círculos dos anos e dos tempos, as naturezas dos animais, das frutas, das pedras e as demais realidades semelhantes, que o defende por argumentos verdadeiros e pela experiência. Mas é muito vergonhoso, pernicioso e digno de se evitar ao máximo que um cristão fale destes assuntos como estando de acordo com Escrituras cristãs, pois ao ouvi-lo deliberar de tal modo que, como se diz, cometa erros tão absurdos, um infiel mal consegue segurar o riso. E o mal não está em que se zombe de um homem que comete erros, mas que os de fora acreditem que nossos autores afirmem tais coisas. E assim são criticados e rechaçados como ignorantes. (A interpretação literal do Gênesis, livro 1, capítulo 19, parágrafo 39).

Ou, em outras palavras, dizer bobagem sobre ciência é dar contratestemunho, então estudem!

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

——
Prêmio Top Blog 2012, a votação começou!
A primeira fase do Top Blog já está rolando, e você pode votar no Tubo de Ensaio clicando aqui ou no selo ao lado; em 2010 e 2011, vencemos na categoria “religião / blogs profissionais / voto popular”, e contamos de novo com o apoio dos leitores para chegar ao tricampeonato. A novidade é que, neste ano, temos outros blogs da Gazeta do Povo na disputa. Você pode votar em todos eles, confira:
O Blog Animal concorre em “Bichos e animais / blogs profissionais” (vote)
O Diário de Antonio concorre em “Variedades / blogs pessoais” (vote)
O Ir e vir de bike concorre em “Variedades / blogs profissionais” (vote)
O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo / blogs pessoais” (vote)
O CWB Live concorre em “Música / blogs profissionais” (vote)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]