• Carregando...
O Vaticano e o Ano Internacional da Astronomia (inclui faixa bônus)
| Foto:

No seu despacho diário de hoje, o Serviço Informativo do Vaticano (VIS) trouxe um resumo de tudo o que a Santa Sé pretende fazer como parte do Ano Internacional da Astronomia. Segue o texto completo, traduzido por mim, já que o VIS não tem serviço em português:

——

CIDADE DO VATICANO, 29/1. Na manhã de hoje, na Sala de Imprensa da Santa Sé, ocorreu a coletiva de apresentação das iniciativas da Santa Sé e instituições vinculadas para o Ano Internacional da Astronomia.

Participaram da conferência o arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura; o padre jesuíta José Gabriel Funes, diretor do Observatório Vaticano; o professor Nicola Cabibbo, presidente da Pontifícia Academia de Ciências; o professor Paolo Rossi, docente emérito de História da Ciência da Università degli Studi, de Florença, e da Accademia dei Lincei.

Ravasi afirmou que “o ano da Astronomia, declarado pelas Nações Unidas para celebrar os 400 anos das primeiras descobertas astronômicas, vê Galileu como protagonista”.

“Assim, a Igreja deseja homenagear a figura de Galileu, inovador genial e filho da Igreja”, disse ainda o arcebispo, ressaltando que “chegamos a uma época madura para uma nova consideração da figura de Galileu e de todo o caso que o envolveu”.

Agência Ecclesia
Esse será um ano muito intenso para o arcebispo Ravasi.

Em relação às iniciativas marcadas para 2009, Ravasi anunciou que, de 26 a 30 de maio, será realizado em Florença um congresso internacional de estudos sobre O caso Galileu: uma releitura histórica, filosófica e teológica, organizado pelo Instituto Stensen dos Jesuítas de Florença, e promovido pelo Pontifício Conselho da Cultura, pela Pontifícia Academia de Ciências e pelo Observatório Vaticano, e do qual participarão os principais especialistas no tema (teólogos, filósofos, historiadores), entre os quais George Coyne, Evandro Agazzi, Nicola Cabibbo e Annibale Fantoli.

De 15 de outubro de 2009 a 15 de janeiro de 2010 os Museus Vaticanos oferecerão a exposição Astrum 2009: O patrimônio histórico da astronomia italiana de Galileu até hoje, dedicada ao material histórico dos observatórios astronômicos italianos e vaticanos, organizada pelo Instituto Nacional de Astrofísica com os Museus Vaticanos e o Observatório Vaticano.

Em novembro, recordou ainda Ravasi, está programado um congresso internacional: 1609-2009. Do Nascimento da Astrofísica à Cosmologia Evolutiva: ciência, filosofia e teologia frente a frente, organizado pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Também está em curso um projeto de reedição integral das cartas do processo de Galileu, sob os cuidados do Arquivo Secreto Vaticano, que deve ser publicada no fim de 2009.

O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura encerrou sua intervenção anunciando que o Serviço Nacional para o projeto cultural promovido pela Igreja italiana, por meio do portal Documentação Interdisciplinar de Ciência e Fé, dedicará atenção especial ao Ano Internacional da Astronomia, publicando mensalmente documentos, textos e ideias para aprofudnar e orientar com senso cristão o debate entre fé e ciência.

——

A faixa bônus é outra entrevista do arcebispo Ravasi, desta vez à agência romana Zenit e publicada ontem, sobre os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de publicação de A Origem das Espécies. Agradeço ao Johny por me mostrar a entrevista. Inclusive no fim do texto há o link para o congresso internacional que o Vaticano organizará sobre a teoria da evolução em março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]