• Carregando...
O Vaticano está caçando ETs?
| Foto:

Acabou ontem, no Vaticano, um congresso internacional sobre Astrobiologia, realizado pela Pontifícia Academia de Ciências por ocasião do Ano Internacional da Astronomia. Se vocês olharem com cuidado o guia do evento, é um negócio tremendamente sério. Mas as reportagens que apareceram sobre isso fizeram o congresso parecer uma reunião de ufólogos (vejam, por exemplo, o que saiu no Guardian). A verdade é que aliens têm muito pouco a ver com a Astrobiologia real, e basta reparar que os ETs ganharam apenas uma parte mínima do programa elaborado pelo Vaticano.

É verdade que pessoas como o padre José Funes, diretor do Observatório Vaticano, falaram sobre a hipótese de, digamos, “contatos imediatos do terceiro grau”, mas a impressão que dá é a de que esses assuntos só vieram à tona por causa do interesse de jornalistas à procura de um lado pitoresco do evento. Pouca gente vai se interessar pela pesquisa em que o pessoal da Nasa criou um nucleotídeo de RNA reproduzindo as condições do espaço. Mas é aí que mora a Astrobiologia de verdade. Só que correr atrás de moléculas é muito menos atrativo para o grande público que correr atrás da coisa pronta, não é mesmo?

Benett

Então, minha gente, podemos sossegar: o Vaticano não está caçando ETs para batizá-los e evangelizá-los. “Ah, mas e se…”, o leitor pode perguntar. Bom, quanto ao que aconteceria caso descobríssemos vida inteligente no universo e as implicações teológicas disso, eu recomendo a leitura da parte final do meu texto sobre o multiverso, publicado no meio do ano aqui no Tubo.

——

Parece que agora ficou mais fácil retuitar as atualizações do Tubo de Ensaio!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]