• Carregando...
Ordem do universo aponta para um criador, diz John Lennox
| Foto:
Christliches Medienmagazin pro/Wikimedia Commons
Lennox já promoveu debates bem interessantes com grandes nomes do ateísmo militante, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens.

O site do The Melbourne Anglican publicou recentemente a segunda parte de uma entrevista com o matemático John Lennox, professor da Universidade de Oxford, em que ele conta como a noção de um universo ordenado aponta para a existência de um criador. “Eu acredito que o universo aponta para Deus. Deus criou o universo e deixou suas impressões digitais por todo o lado. Uma delas é a ordem e o design demonstrados pelas leis elegantes que têm sido descobertas”, afirma, e cita C.S. Lewis (o autor das Crônicas de Nárnia e Mero Cristianismo, entre tantos outros livros excelentes), para quem “os homens se tornaram científicos porque esperavam encontrar leis na natureza, e esperavam leis na natureza porque acreditavam no legislador”.

Mas, quando questionado sobre a ressurreição de Cristo, Lennox estabelece uma diferença entre as leis da natureza e as leis positivas, feitas por ditadores ou parlamentos: enquanto essas últimas têm um caráter prescritivo, dizendo como as coisas devem ser, aquelas são descritivas, ou seja, explicam como as coisas são, mas não são a causa de que o mundo seja como é. E justamente por isso “Deus pode inserir um evento novo no sistema”, argumenta o matemático. Na entrevista, ele ainda explica onde está o erro (que Lennox atribui a Dawkins) de negar-se a debater com um crente porque o crente “acredita sem ter evidência”.

Aliás, Lennox está de livro novo em português, Por que a ciência não consegue enterrar Deus. Confiram a metáfora do carro e do sr. Ford, que o UOL publicou; ela tem tudo a ver com as explicações que Lennox dá ao jornal australiano.

PS: também recomendo a leitura da primeira parte da entrevista de Lennox; embora não entre na relação entre ciência e fé, o matemático explora a questão do sofrimento e da dor, brinca com a semelhança entre seu nome e o de John Lennon e oferece a melhor resposta ao “O céu é um conto de fadas para gente que tem medo do escuro” de Stephen Hawking: “O ateísmo é uma história de fadas para gente que tem medo da luz”.

——

A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado.

——

Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]