• Carregando...
O livro tem um capítulo sobre as lendas relativas à Igreja Católica e a ciência. (Imagem: Divulgação)
O livro tem um capítulo sobre as lendas relativas à Igreja Católica e a ciência. (Imagem: Divulgação)| Foto:

Já faz alguns anos que eu conheço o ótimo trabalho do Alexandre e da Viviane Varela, o casal que toca o site O Catequista. Eles são os mestres da zoeira para tratar de muitos temas ligados à história e doutrina da Igreja Católica, além de desmontar mentiras que vemos o tempo todo por aí na imprensa, que boa parte das vezes cobre muito mal os assuntos católicos. Então, no ano passado eles lançaram As grandes mentiras sobre a Igreja Católica, e mentira sobre a Igreja Católica é o que não falta, então não faltou assunto para eles também, incluindo um que muito nos interessa.

“Então, meu caro, ainda vão dizer por aí que eu sou um mártir da ciência sacaneado pela Igreja Católica por dizer que a Terra é redonda, mas é tudo mentira.” (Imagem: Reprodução)

Para nooooooossa alegria, tem um capítulo inteiro sobre a relação entre a Igreja e a ciência. São 25 páginas em que os autores desfazem lendas conhecidas sobre Galileu, Giordano Bruno, a tal proibição de dissecação de corpos, a crença de que a Terra era plana, além de várias informações sobre o papel da Igreja na preservação do conhecimento antigo durante a Idade Média, a fundação e o funcionamento das universidades, a relação da Igreja com a teoria da evolução e o Big Bang, a visão católica sobre a pesquisa com células-tronco, a presença de clérigos entre os pioneiros da ciência em diversos campos…

Capa do livro As grandes mentiras sobre a Igreja Católica

(Imagem: Divulgação)

Como eu disse, mentiras sobre a Igreja Católica não faltam, e aquelas sobre Igreja e ciência são apenas parte do conjunto completo de lorotas (só senti falta de uma referência a John William Draper e Andrew Dickson White, que são os pais de muitas das lendas que o livro se empenha em derrubar); como os autores escreveram um livro, não uma enciclopédia, é muita coisa para pouco espaço, então nem todos os caôs são tratados com aquela profundidade (fora os que nem conseguiram um espacinho, como a lenda do papa que proibiu a vacinação em Roma). Por isso, referências bibliográficas não faltam, para o leitor curioso buscar mais informação sobre aquilo que lhe interessar. Os Varela remetem, por exemplo, a Thomas Woods, Stacy Trasancos, Annibale Fantoli, James Hannam, Edward Grant, Ricardo da Costa, Katharine Park, ou seja, gente que estudou e entende do assunto.

As grandes mentiras sobre a Igreja Católica informa e diverte. Como disse o venerável arcebispo Fulton Sheen na epígrafe do livro, “talvez não haja nos Estados Unidos uma centena de pessoas que odeiem a Igreja Católica, mas há milhões de pessoas que odeiam aquilo que erroneamente supõem ser a Igreja Católica”. Assim como há milhões de pessoas que repetem aquilo que erroneamente supõem ser os fatos sobre a relação da Igreja com a ciência. Portanto, longa vida a caçadores de mitos como Thomas Woods, Ronald Numbers e os Varela!

Pequeno merchan

Além de editor e blogueiro na Gazeta do Povo, também sou colunista de ciência e fé na revista católica O Mensageiro de Santo Antônio desde 2010. A editora vinculada à revista lançou o livro Bíblia e Natureza: os dois livros de Deus – reflexões sobre ciência e fé, uma compilação que reúne boa parte das colunas escritas por mim e por meus colegas Alexandre Zabot, Daniel Marques e Luan Galani ao longo de seis anos. O livro está disponível na loja on-line do Mensageiro, e provavelmente haverá eventos de lançamento que anunciarei aqui no blog, assim que definirmos datas e locais.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]