• Carregando...
A visão de mundo cristã foi fundamental para o desenvolvimento do método científico. (Ilustração: Joel Mozart)
A visão de mundo cristã foi fundamental para o desenvolvimento do método científico. (Ilustração: Joel Mozart)| Foto:

Apareceu hoje no meu feed de notícias do Facebook um gráfico interessantíssimo, compartilhado por um amigo; trata-se do que ficou conhecido como The evolutionary tree of religion (clique no link para ver em tamanho grande). É basicamente uma história das religiões, explicada graficamente para mostrar em que tempo surgiram e quais foram suas influências (em alguns trechos, pode soar meio simplista por ignorar esta ou aquela influência). Não é um trabalho recentíssimo, parece-me que é do meio do ano passado.

A visão de mundo cristã foi fundamental para o desenvolvimento do método científico. (Ilustração: Joel Mozart)

A visão de mundo cristã foi fundamental para o desenvolvimento do método científico. (Ilustração: Joel Mozart)

Andei buscando outras referências na internet sobre o gráfico e vi que o pau estava comendo solto a respeito dos mais diferentes aspectos desse trabalho, inclusive aquele que eu queria destacar aqui. Vejam ali na parte superior do ramo verde-claro. Vocês encontrarão o “Método Científico”. Muitos acharam estranho que ele (e a “Mecânica Quântica” também) estivesse em um mapa/gráfico que descreve as religiões do mundo. E houve duras críticas não só ao fato de o “Método Científico” aparecer, como também ao fato de ele estar descrito como derivado do Cristianismo (com influência também do Islã). A primeira objeção, vá lá, até faz sentido, porque para mim também soa muito peculiar a presença do “Método Científico” ali. Mas a segunda crítica só pode ser motivada por desconhecimento. Afinal, foi, sim, a visão de mundo cristã, sua convicção de Deus criou a natureza segundo leis que podiam ser verificadas e estudadas, que permitiu que o método científico pudesse emergir.

Alguns meses depois, o responsável pelo mapa lançou uma versão 2.0, bem mais completa no que se refere à diversidade de religiões no mundo (aparecem, por exemplo, as religiões afrobrasileiras, que não estavam no primeiro mapa), mas ainda com algumas imprecisões (o Catolicismo não surgiu em 1054; a Igreja Católica existe desde o século 1.º, o que ocorreu em 1054 foi a separação dos ortodoxos). O fato é que o “Método Científico” sumiu de lá. O autor, perguntado a respeito no Facebook, prometeu um mapa similar, mas desta vez sobre filosofia e ciência.

Galápagos

Não se esqueçam: vai até o dia 30 deste mês o prazo para integrantes da comunidade acadêmica enviarem sua inscrição para concorrer às bolsas que cobrirão viagem e hospedagem dos participantes de um workshop nas Ilhas Galápagos! Confiram aqui todas as informações.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]