• Carregando...
Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, lembrou o trabalho de São Paulo, que levou o cristianismo à cultura helênica. (Foto: João Borges/PUCPR/Divulgação)
Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, lembrou o trabalho de São Paulo, que levou o cristianismo à cultura helênica. (Foto: João Borges/PUCPR/Divulgação)| Foto:

A edição curitibana do Átrio dos Gentios foi oficialmente lançada nesta sexta-feira, em um evento que teve a participação do secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner; do arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo; e do reitor da universidade, Waldemiro Gremski, além dos responsáveis pelo Instituto Ciência e Fé e outras autoridades e professores da PUCPR.

Lançamento do Átrio dos Gentios, na PUCPR

O lançamento do Átrio dos Gentios reuniu autoridades eclesiásticas e universitárias na PUCPR. (Foto: João Borges/PUCPR/Divulgação)

Os presentes foram unânimes em ressaltar a necessidade de a Igreja conhecer e dialogar usando a linguagem do mundo atual. Esse foi um pedido do Concílio Vaticano II, lembrou Gremski, e dom Peruzzo disse que essa tem sido a prática da Igreja desde seu início. “Se não houvesse alguém como São Paulo, que dialogasse com a cultura helênica de seu tempo, o cristianismo não teria ido longe como foi”, afirmou o arcebispo de Curitiba, traçando o paralelo com a ciência e a cultura nos dias de hoje. Ele lembrou a descoberta, anunciada ontem, das ondas gravitacionais e disse que “até as ondas podem falar da infinitude do homem e de Deus”.

Dom Leonardo destacou a importância do Átrio como elemento de “diálogo na fronteira”, acrescentando que as pessoas sempre tiveram o impulso de ir além das fronteiras que encontra, inclusive no conhecimento. “E vamos ajudar o homem a ultrapassar suas fronteiras, a despertar para a presença de uma realidade inominável”, disse o bispo, fazendo alusão ao “Deus desconhecido” cujo altar São Paulo viu no Areópago de Atenas. Nesse sentido, trata-se de um avanço em relação ao ecumenismo, afirmou o reitor da PUCPR. Se o diálogo ecumênico já parte do pressuposto de que os envolvidos são todos cristãos, a proposta do Átrio dos Gentios vai muito além, segundo Gremski, que ainda definiu como “inspiradas” as palavras do papa Bento XVI em seu discurso à Cúria Romana em 2009, no qual lançou a proposta desse espaço de diálogo entre a Igreja e o mundo moderno.

dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba

Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, lembrou o trabalho de São Paulo, que levou o cristianismo à cultura helênica. (Foto: João Borges/PUCPR/Divulgação)

Algumas informações práticas também foram divulgadas. As inscrições serão gratuitas, e podem ser feitas de duas maneiras: o interessado pode fazer o pacote completo e garantir lugar em todos os eventos do Átrio com uma única inscrição, mas também haverá a possibilidade de se inscrever separadamente em cada evento, opção boa para quem não terá tempo ou interesse de acompanhar os três dias de Átrio em sua totalidade. Os destaques do Átrio, como o debate com o cardeal Gianfranco Ravasi e o astrofísico Marcelo Gleiser, ocorrerão no Tuca, que tem capacidade para quase 600 pessoas. Isso significa que é bom correr assim que as inscrições forem abertas (o que ainda não aconteceu).

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]