• Carregando...
A "Quaerentibus" 5 abre com um artigo de um grupo de pesquisadores brasileiros. (Imagem: Reprodução)
A "Quaerentibus" 5 abre com um artigo de um grupo de pesquisadores brasileiros. (Imagem: Reprodução)| Foto:

A Quaerentibus, revista on-line latino-americana de ciência e religião, lançou número novo. É a quinta edição deste que é um feliz resultado do projeto Ciência e Religião na América Latina, da Universidade de Oxford.

Capa da Quaerentibus 5

A “Quaerentibus” 5 abre com um artigo de um grupo de pesquisadores brasileiros. (Imagem: Reprodução)

O número 5, em versão PDF, pode ser lido ou baixado aqui, e neste outro link você pode consultar todas as edições anteriores da Quaerentibus.

Este novo número abre com um artigo de um grupo de pesquisadores brasileiros, que tem entre seus integrantes o Heslley Machado Silva, que conheci no workshop em Oxford, em 2013, e até já colaborou para o Tubo de Ensaio com um artigo. O grupo pegou algumas das questões do relatório britânico Rescuing Darwin e as aplicou no Brasil, acrescentando outras perguntas de elaboração própria. O artigo se dedica a analisar as respostas a uma das questões: diante da frase que descreve o criacionismo de Terra jovem, os entrevistados tinham que escolher uma resposta que variava desde o “certamente verdadeiro” até o “certamente falso” passando pelo “provavelmente falso”, “provavelmente verdadeiro” e pelo “não sei”. Foram feitos recortes por escolaridade e afiliação religiosa. Não vou estragar a surpresa, leiam os artigos vocês mesmos e descubram. Os pesquisadores ainda fazem diversas reflexões muito pertinentes sobre o ensino da evolução nas escolas, partindo principalmente dos resultados da pesquisa entre os entrevistados de maior escolaridade.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]