• Carregando...
Os responsáveis pelos projetos contemplados com bolsas apresentarão os resultados em um congresso que será realizado em Santiago, no Chile, em 2017. (Foto: Victor San Martin/Flickr/Wikimedia Commons)
Os responsáveis pelos projetos contemplados com bolsas apresentarão os resultados em um congresso que será realizado em Santiago, no Chile, em 2017. (Foto: Victor San Martin/Flickr/Wikimedia Commons)| Foto:

Mais uma oportunidade lançada pelo projeto Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina, espécie de “continuação” do projeto Ciência e Religião na América Latina, ambos do Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford. Agora são quatro bolsas de até US$ 30 mil e outras seis bolsas de US$ 15 mil para indivíduos ou grupos de pesquisadores de instituições latino-americanas de ensino superior, interessados em projetos interdisciplinares envolvendo praticamente qualquer tema dentro do amplo guarda-chuva “Perspectivas sobre a vida, as pessoas e o cosmos”. Elenco aqui apenas algumas das possibilidades, tiradas do próprio site do projeto: A matéria tem uma propensão à vida? O cérebro, a mente e a pessoa humana: as pessoas são seus cérebros? O conceito de livre arbítrio seria redundante sob o conhecimento dos experimentos do tipo Libet e outros trabalhos contemporâneos da neurociência? Dentre os possíveis significados do termo “criação” por um Deus pessoal, qual, se algum, é o mais apropriado para entender as origens do cosmos hoje? Vejam a lista completa de temas e um link com mais informações.

Santiago, no Chile, receberá o congresso de ciência e religião em 2017.

Os responsáveis pelos projetos contemplados com bolsas apresentarão os resultados em um congresso que será realizado em Santiago, no Chile, em 2017. (Foto: Victor San Martin/Flickr/Wikimedia Commons)

Agora, atenção para os prazos! Um deles está praticamente no fim: é preciso enviar uma carta de intenções até amanhã, com algumas informações. Os projetos precisam ser enviados até 30 de setembro. Depois disso, haverá uma seleção; o resultado sai em novembro deste ano e a pesquisa propriamente dita será feita de fevereiro de 2016 a junho de 2017, quando todos os projetos deverão estar prontos. O pesquisador, ou um dos integrantes do grupo, ainda receberá ajuda para participar de um congresso em Santiago, no Chile, em julho de 2017.

(Aviso: A Fundação John Templeton, que ajuda a financiar o projeto Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina, e o Centro Ian Ramsey bancaram a viagem e a hospedagem do blogueiro para um workshop em Oxford, em 2013.)

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]