• Carregando...
A Universidade de Oxford renova seu interesse na pesquisa sobre ciência e fé na América Latina. (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)
A Universidade de Oxford renova seu interesse na pesquisa sobre ciência e fé na América Latina. (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)| Foto:

Ótima notícia, especialmente para os leitores que estão no meio acadêmico: depois do projeto Ciência e Religião na América Latina, promovido pelo Centro Ian Ramsey para Ciência e Religião, da Universidade de Oxford, agora a instituição conseguiu um novo financiamento para outro projeto de três anos. “Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina” tem um aporte financeiro da Fundação John Templeton e será tocado basicamente pela mesma turma do projeto anterior.

Vista da cidade de Oxford

A Universidade de Oxford renova seu interesse na pesquisa sobre ciência e fé na América Latina. (Foto: Marcio Antonio Campos/Gazeta do Povo)

Ciência e Religião na América Latina envolveu a organização de congressos e concursos de monografias, além de um questionário para se entender o estado atual da pesquisa sobre o tema na região (e que rendeu um relatório interessantíssimo). Ciência, Filosofia e Teologia na América Latina me parece ter um foco ainda mais acadêmico. Partindo de três grandes temas (a origem e o conceito da vida; cérebro, mente e a pessoa humana; o lugar da pessoa no cosmos), o projeto consiste basicamente no financiamento de projetos de pesquisa e em bolsas para um intercâmbio de especialistas: professores e pós-graduandos latino-americanos indo para outras regiões do mundo, e gente de fora vindo lecionar ou dar conferências na América Latina. Mas também está contemplada a tradução para o português e o espanhol de algumas obras-chave sobre o assunto, bem como a criação de recursos audiovisuais para o público geral.

Ignacio Silva e Fern Elsdon-Baker

O argentino Ignacio Silva (na foto, em conversa com Fern Elsdon-Baker durante o workshop final do projeto Ciência e Religião na América Latina, em 2013) é um dos coordenadores do novo programa do Centro Ian Ramsey. (Foto: Juan Ignacio Guerra)

Se você tem interesse em alguma dessas bolsas ou projetos de pesquisa, não perca tempo e clique aqui para saber quais são as oportunidades disponíveis, os requisitos e toda a burocracia de inscrição. Por enquanto o site só tem a versão em inglês, mas em breve haverá tradução para português e espanhol.

(Aviso: A Fundação John Templeton e o Centro Ian Ramsey bancaram a viagem e a hospedagem do blogueiro para um workshop em Oxford, em 2013.)

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]