• Carregando...
Prédio da CCTV em Pequim
Prédio da CCTV em Pequim| Foto:

 

你们好

Nin hao,

Alguns amigos me sugeriram mostrar o que se passa na TV chinesa. Achei que a melhor forma de fazer isso seria brincando de zapear, exatamente como todos nós gostamos de fazer no conforto do nosso lar.

Durante dois anos, nós vivemos apenas com os canais chineses e três ou quatro canais ocidentais (CNN, HBO, AXN e Discovery Chanel). Mês passado, de saco de cheio de não ter nada para assistir a não ser os mesmos realities, séries e filmes, resolvemos instalar uma TV digital aqui em casa e nosso mundo mudou!

Assim que assistirem ao vídeo no fim do post, que teve que ser filmado no quarto de um hotel, vocês vão entender por que estávamos entrando em depressão a ponto de sentir saudades do Fantástico.

Antes, no entanto, preciso dar algumas explicaçõezinhas.

A TV oficial da China é a CCTV que possui 21 canais públicos e 19 por assinatura. Reparem no vídeo que os canais se chamam CCTV1, CCTV2, CCTV3 e assim por diante.

O texto oficial que consta no site deles diz mais ou menos o seguinte:

“A China Central Television (CCTV) é a estação de TV nacional da República Popular da China e é uma das empresas de transmissão de notícias mais importantes do país. Hoje, a CCTV se tornou um dos meios de comunicação mais influentes da China. Além de seus programas de TV, a CCTV também construiu uma plataforma de transmissão de multimídia e operação de negócios, que inclui filmes, jornais e internet. A CCTV é a principal fonte de notícias para o povo chinês. É também uma importante janela para o chinês aprender sobre o mundo exterior, e para o mundo poder descobrir mais sobre a China. A CCTV está fazendo esforços para se tornar uma rede de mídia global, com crescente influência internacional.”

 

Prédio da CCTV em Pequim

Prédio da CCTV em Pequim

A sede da Televisão Central da China é um arranha-céu de 234 metros e 44 andares no centro financeiro de Pequim.

 

Ao ver o vídeo, vocês vão reparar que a maioria dos programas possui legenda em mandarim. Por quê? Por que na China se falam diversos dialetos, mas a língua escrita é apenas uma. Ou seja, mesmo que o telespectador fale, por exemplo, o cantonês, ainda assim ele pode acompanhar os programas sem problema. Aliás, para pessoas com eu que estão aprendendo a língua, ler o caractere e ouvir o som é um excelente exercício. Pena que normalmente eu só consigo ler o primeiro caractere de cada frase, e isso se ela começar com um pronome pessoal do caso reto: eu, tu ele…!

Outra coisa a se reparar é a quantidade de produção local de alta qualidade. Novelas, novelas de época, show de auditório, tudo grandioso como a China, gerando trabalho para artistas, produtoras, escritores e toda a indústria cinematográfica chinesa!

Por fim, os 6 minutos de filme abaixo foram gravados numa terça às 10 da manhã, quando os noticiários matutinos já haviam terminado. Não tive sorte de pegar nenhuma propaganda, o que, pensando bem, me dá a chance de fazer um novo post sobre isso.

Chega de falação e liga a TV!

 

 

 

再见

zai jian

Se quiser falar comigo, envie e-mail para christianedumont@hotmail.com

Se quiser acessar o site da Shenzhen Global Business Services, clique aqui

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]