• Carregando...
Eu, Ajiao e sua filha nas férias da adolescente em Shenzhen
Eu, Ajiao e sua filha nas férias da adolescente em Shenzhen| Foto:

O lençol

Aijiao, minha ayi (empregada) e amiga, me mostrou um lençol rasgado e disse que eu precisava comprar novos para a cama dos meninos. Perguntei:

_ Qual o tamanho, Aijiao?

_ 2,00m x 1,50m

_ E como se fala essa coisa em chinês (eu, apontando para o elástico)?

Aijiao escreveu os caracteres de elástico num papel e lá fui eu para o mercado comprar lençol.

Já preparada para uma roubada (comprar qualquer coisa na China em loja chinesa onde ninguém fala inglês é sempre uma aventura), tirei a mochila das costas e o casacão, joguei-os num canto e fiquei olhando para aquela montanha de lençóis sem saber o que era de cima, o que era de baixo, o que era fronha, o que era capa para edredon, o que era decorativo e o que era real. Dez minutos depois, sentindo que não ia ter jeito, chamei um gerente e pedi ajuda. Mostrei os caracteres de elástico no papelzinho e ele coçou a cabeça. Hum, coçou a cabeça na China? Mau sinal.

O gerente me mostrou um kit de três peças sendo que, entre os vários números impressos na embalagem ao lado de caracteres que eu nunca tinha visto, estava indicado 1.50. Eu mostrei o papel de elástico e perguntei?

_ Tem isso aqui?

Nova coçada de cabeça e uma porção de sons que não encontraram nenhuma referência no meu mandarim intermediário. Comecei a ficar impaciente. Apontei para uma cama de mostruário, levantei a colcha para mostrar o lençol de baixo e quase fraturei a mão por que o colchão era falso e feito de madeira. Mostrei o papel de novo e disse já sem paciência:

_ Eu quero isso aqui!!!

O gerente, também já de saco cheio de mim, disse que ia chamar alguém para me ajudar o que, obviamente, não aconteceu. Resolvi tentar por mim mesma. Comecei digitando o caracter de elástico no dicionário do celular para ver como se pronunciava. Foi aí que descobri que a Aijiao escreveu o caracter de lençol e não de elástico. Ou seja, eu estava numa seção de lençóis, cercada de lençóis por todos os lados e apontando para a palavra lençol!!!

Envergonhada, peguei uns pacotes de 1,50m e fui me embora.

Cheguei em casa cansada e entreguei os três lençóis para Aijiao que abriu os pacotes e disse:

_ Por que você comprou 1,50m?

_ Por que você me pediu.

_ Este é o tamanho do colchão e não do lençol. E por que você não comprou com isso aqui (apontando para o elástico)?

Pela primeira vez na vida, tive vontade de mandar a Aijiao ir catar coquinho na Cidade Proibida.

 

Quem-disse-que-so-brasileiro-tem-jeitinho.

Quem-disse-que-so-brasileiro-tem-jeitinho.

Aijiao levou os 3 lençóis de 1,50m para a costureira e transformou em 2 de elástico de 1,80m. Aijiao foi perdoada.

 

Christiane Dumont

Christiane Dumont

Christiane é certificada pela Sociedade Brasileira de Coach em Life&Personal Coach e atende pessoalmente e por Skype. Pós-graduada em propaganda e marketing, vive há quase cinco anos em Shenzhen, na zona do Cantão na China. Casada, mãe de 3 filhos, trabalha fornecendo suporte a brasileiros que desejam fazer negócios, estudar ou conhecer este país, além de escrever para mídias sociais sobre suas experiências como expatriada.

christianedumont@hotmail.com

 

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]