• Carregando...
No creo em brujas…
| Foto:

Ni Hao,

Nos últimos dois ou três dias, a temperatura em Shenzhen veio aumentando, aumentando, aumentando até ficar a beira do insuportável. Pronto! Ainda estamos na primavera, mas o verão definitivamente já chegou.

Hoje, por conta de mais um feriado enforcado (tivemos aula sábado e domingo para podermos folgar a segunda, a terça e a quarta), eu consegui ir à yoga de manhã. Na volta, caiu o maior pé d’água, ou seja, era só o que faltava para transformar Shenzhen na maior sauna a vapor a céu aberto do mundo!

Eu cheguei em casa encharcada e, em vez de ir direto tomar banho, fiquei esperando o Luiz sair do banheiro. A Liu começou a ficar nervosa, angustiada, irrequieta por conta da minha atitude totalmente inconsequente: ficar com as roupas molhadas no corpo e, ainda por cima, entrar no quarto com ar condicionado ligado em 20º C. Para ela, morte certa!

Isso me inspirou a escrever sobre alguns hábitos, manias e idiossincrasias chinesas relativas ao bem estar do corpo. Sabem aquelas crendices como, por exemplo, manga com leite mata? Há sempre alguém que vai buscar uma explicação histórica para o ditado. Mas há sempre alguém que também terá um amigo, do amigo, do amigo que caiu duro depois de tomar uma vitamina.

Ou seja, é sempre muito difícil diferenciar a sabedoria popular da capacidade do ser humano de criar fantasias. Os chineses e todos os seus chás, acupunturas, feng shuis me deixam sempre na dúvida: será que isso funciona mesmo?

Enfim, vou listar abaixo algumas dicas que venho recebendo ao longo desses dois anos de China para que vocês possam julgar por si próprios.

Cuidado com o que come para não pegar um resfriado

Os chineses possuem dois tipos de resfriado: o comum, que você pega porque, como eu, ficou com a roupa molhada no corpo, e outro proveniente do fato de ter comido muita “comida quente”.

Comida quente? Sim, tais como abacaxi, manga, pizza, churrasco e camarão. Ah há! Agora vocês estão sentindo na pele o que vivemos aqui todos os dias! A-pos-to que vocês estão tentando achar uma lógica para entender o critério de comida quente e comida fria. Desistam! Não vão encontrar!

Para confundir ainda mais as coisas, as “comidas frias” são maçã, pera, melancia e qualquer vegetal que vier d’água como o pepino do mar. Opa, pepino do mar não é um animal? Então por que pepino é frio, e camarão é quente?

Bom, para ajudar o seu corpo a balancear as comidas quentes e frias, você pode comer lichia. Se você pegar o primeiro tipo de resfriado, beba água quente e mantenha-se aquecido. Se você pegar o segundo, porque se empanturrou de manga (o principal sintoma é dor de garganta), beba água normal e tome chá de ervas.

Aliás, água e arroz são considerados os melhores remédios para tudo. Para as mulheres, apenas água quente, já que a fria não é boa para o útero. Bastou eu espirrar por conta de um pelinho das gatas que entrou no meu nariz, para a Liu dizer que eu não como arroz o suficiente. Todo dia, na hora do almoço, ela coloca um prato de arroz na minha frente e, todo o dia, eu não como. Acho que já faço até de sacanagem.
Enfim…

Mariana

Coma moderadamente

Aprendi um ditado no meu livro da universidade que diz: 早吃好, 午吃饱, 晚吃小(zao chi hao, wu chi bao, wan chi xiao)que significa: de manhã coma bem, no almoço coma até ficar cheio, de noite coma pouco.

Ou seja, respeite o café da manhã porque é a mais importante refeição do dia. Coma até não aguentar mais na hora do almoço, mas, na hora do jantar, segure a onda! E mais: jante às 6 da tarde e, depois das 8 da noite, não coma mais nada.Isso talvez explique porque os chineses são tão magrinhos, apesar do absurdo de óleo que eles usam para cozinhar.

Aliás, estava contando para Clair que, no Brasil, a primeira coisa que cortamos quando queremos emagrecer é o arroz, e ela me disse: “Mas brasileiro não se preocupa em estar gordo ou magro”. Eu já ia responder dizendo “claro que se preocupa”, quando percebi que grande parte dos brasileiros com quem a Clair convive na China está ligeiramente acima do peso.

Desculpem por expor esta informação aqui, mas acho que é um toque importante para todos nós que temos hábitos tão diferentes. Por exemplo, meus filhos não tomam mais café da manhã, comem um sanduiche no almoço e jantam uma montanha de comida às 8:30 esperando o Luiz acabar as intermináveis reuniões por telefone. Ou seja, totalmente ao contrário do que pregam os chineses.

Voltando. Depois do jantar, lá pelas 7:30 da noite, as pessoas saem para uma caminhada ou para dançar! Qualquer praça, calçada, recanto pode abrigar uma dessas rodas de dança. Apesar de parecerem uns zumbizinhos (assistam o vídeo abaixo sem som), ainda assim sabemos que eles estão muito felizes por exercitarem o corpo.

Chris

Durma depois do almoço

Volta e meia, encontro algum comentário na Internet sobre os pobres coitados dos chineses que precisam dormir no chão das fábricas e blábláblá. Tudo bem, eu concordo que as condições de trabalho na China não são das melhores, mas dormir no chão não tem nada a ver com isso.

Os chineses tiram uma sesta depois do almoço e ponto. Não importa se dentro do metrô, na sala de aula ou no escritório de uma multinacional. A sesta é sagrada e trazer travesseiro é cobertorzinho para o trabalho é absolutamente normal.

Edvan Fleury e Clair
Chris e Clair

Vale a pena olhar mais estas fotos que achei no Google.

Menstruou, engravidou ou pariu? Cuidado redobrado!

Algumas das minhas professoras de yoga sempre perguntam, antes da aula, se há alguém menstruada. Caso positivo, os exercícios precisam ser adaptados para este momento tão delicado da mulher. Tomar sorvete e lavar os cabelos também não são recomendáveis.

Se estiver grávida, não coma caranguejo nem peixe porque são abortivos.

Depois de parir, fique um mês sem tomar banho e sem comer nada salgado para proteger o útero de uma possível inflamação. Também não saia de casa. Não vale nem ir até o hall esperar o marido na porta do elevador. Aliás, se você ficar um mês sem tomar banho, melhor não sair de casa mesmo.

Uma amiga da Clair, que acabou de dar à luz, passou a noite sem dormir por causa do bebê e, no dia seguinte, foi abrir a porta de casa para o marido. Dito e feito: 40oC de febre! A Clair diz que ninguém acredita muito nisso, mas marinheiro de primeira viagem acha sempre melhor não arriscar.

Escolha a roupa certa para a época do ano

Outro ditado diz que se deve passar um pouco de calor na primavera e sentir um pouco de frio no outono. Traduzindo, quando começar a esquentar (como agora), não vá logo colocando roupinhas decotadas, para dar tempo de o seu corpo ir se acostumando gradativamente com o calor. O mesmo vale para a passagem do outono para o inverno.

Isso explica o porquê do ar condicionado na IBM ficar, atualmente (aqui no hemisfério norte, estamos passando da primavera para o verão), em 29graus. E ainda tem chinês usando cobertorzinho para se aquecer!

Esse medo de pegar um resfriado por conta de pouca roupa não é coisa só de chinês. Minhas primas fazem os mesmo com seus filhotes, assim que o inverno curitibano começa a dar as caras. Mas uma coisa eu nunca vi no Brasil: babador de costas.

No verão, as mães chinesas colocam um babadorzinho nas costas das crianças para separar a roupa do corpo suado, diminuindo as chances de pegarem um resfriado. Algumas também usam um alfinete com um saquinho, pendurado à roupa, onde ficam guardadas coisinhas para evitar que as crianças vejam fantasmas. Assustador!

Internet


Não tome sol

Para ser bem sincera, o hábito de não tomar sol dos chineses não está relacionado à saúde. Eles não fazem isso para evitar os raios ultravioletas ou um câncer de pele, mas para ficarem branquinhos! Se a pessoa é escura (uma pessoa escura na China equivale a uma pessoa morena clara no Brasil, ou seja, equivale a mim) significa que ela trabalha exposta ao sol, por isso não é nem rica, nem elegante, nem bonita.

A piscina do condomínio onde moro fica cheia de estrangeiros durante o dia e de chineses durante a noite. Verdadeiros vampiros! Se eles não gostassem tanto de alho, eu até que acreditaria!
Olhem como eles levam essa mania ao extremo!

Chris
Chris

Quem quiser ver as propagandas de produtos para clareamento de pele, dê uma olhada no post antiquíssimo “Chamem os comerciais”.

Acabando de revisar o post, percebi que quase não como mais “comidas quentes”, pego levíssimo no jantar, faço yoga à noite, ando de sombrinha em dia de sol e durmo depois do almoço. Não sei se isso tudo tem a ver, mas a verdade é que, depois que cheguei à China, além de mais magra, também me sinto bem mais saudável.

No creo em brujas, pero que las hay, las hay!

Zai Jian
再见

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]