• Carregando...
O Ano da Serpente
| Foto:

Ni Hao,

No Brasil, os domingos têm cheiro, gosto, enfim, têm cara de domingo. Parece que a gente consegue entender aquele tal de inconsciente coletivo; uma sensação de que todo mundo está vivendo o mesmo momento, a mesma experiência.

Lojas fechadas, parques e praias cheias, almoço em família, futebol, cinema, Faustão, Fantástico e depois aquela tristezinha de lembrar que, no dia seguinte, é segunda-feira.

Tudo isso leva a uma sensação muito boa de pertencer a algum lugar!.

Mas a gente só percebe que isso existe quando sai do próprio país. Aqui na China, eu não consigo identificar nenhum desses momentos, nem mesmo aos domingos. Domingo ou segunda-feira na China, dá na mesma. Tudo aberto, todo mundo trabalhando, engarrafamentos…

Porém, existe uma única exceção a regra: o Ano Novo Chinês. Quem quiser saber todos os detalhes sobre como funciona o calendário lunar e sobre o bicho da vez, a Internet está repleta de informações. O que eu quero contar para vocês é o que acontece no dia-a-dia das pessoas.

Bem, tudo se parece um pouco com o nosso natal. Duas a três semanas antes do Ano Novo, as lojas começam a vender todos os tipo de bugigangas vermelhas e douradas para decorar a porta das casas e seu interior. Nas ruas, ambulantes oferecem plantas e flores lindas. As portarias dos prédios são decoradas com a tradicional árvore de tangerina cujo significado vem da similaridade entre os sons dos caracteres de tangerina (juzi) e ouro (jinzi).

A TV fica repleta de propagandas emocionais de filhos que voltam para casa, famílias reunidas e, como não podia deixar de ser, de promoções de venda.

Chris
Chris
Chris
Chris

Este é o feriado chinês em que as pessoas viajam para visitar os parentes, ocasionando a maior migração humana do planeta! São a-pe-nas 3.4 bilhões! de viagens entre os dias 26 de janeiro e 6 de março, segundo a CNN.

Mas o que realmente importa para mim é que uma dessas 3.4 bilhões de viagens está sendo feita pela Liu! Este é o único momento em que ela me abandona. A Liu tira apenas uma semana de férias, mas é comum algumas ayis saírem sem data para voltar. Mas, justiça seja feita, elas merecem!

Este ano, diferente do ano passado, as crianças não ganharam muitos envelopes vermelhos com dinheiro, como manda a tradição. Aliás, minha professora comentou que, como seu marido tem um posto no alto no Partido, seus filhos já chegaram a ganhar 1.000 RMB no Ano Novo dado pelos funcionários que querem puxar o saco do patrão.

Este ano, em vez de envelope vermelho, dei o 13º para Liu, o que pouca gente faz por aqui. Ela, por sua vez, pegou 4 notas de 100 do bolão de notas e as enfiou na minha mão, sem me dar a menor chance de recusa. 100 RMB para cada criança, incluindo o Fernando que já está com 23 anos. Se eu recusasse, acho que seria deserdada… aliás, ser deserdada pelos filhos não ia ser uma má ideia….ia me livrar de tantos problemas, obrigações… 🙂

A parte ruim do Ano Novo Chinês são as bombinhas! Faz uma semana que eles estão explodindo fogos de artifício para espantar os monstros que podem melar o ano da serpente. Eu sei que cobra é surda, mas a gente não é!

divulgacao

Dois erros que cometi neste reveillon.

O primeiro foi ir ao mercado municipal no sábado de manhã comprar um peixinho fresco. Minha gente, se chinês já faz o maior empurra-empurra em dia comum, imaginem às vésperas da principal refeição do ano! Entrei por uma porta e saí pela outra que nem massinha de modelar, sem comprar nada.

O outro foi ter ido a Hong Kong assistir à famosa parada do ano novo, como falei no post anterior.

Estávamos aguardando no fim do circuito às 7 da noite, mas a parada, que estava marcada para começar à 8, só chegou até nós às 9. De novo, um bando de gente apinhada incluindo nós, mas pelo menos desta vez, mais educadas (o chinês de Hong Kong teve educação inglesa).

O primeiro carro alegórico que passou era um merchandising do Bank of China. Depois passou meia duzia de chinês pingado fantasiado de borboleta. Depois outro velocípede alegórico de um shopping center. Mais borboletas. Outro carro-merchandising-alegórico do parque da Disney. Mais mariposas ou similares. E nós e todos os chineses e estrangeiros presentes tirando fotos e mais fotos de droga nenhuma.

Só quem não tirava foto foi um chinês de um metro e meio que se postou atrás do Luiz, de um metro e noventa, e lá ficou o desfile inteiro. Até agora não conseguimos entender o que se passou entre os dois e o Luiz se recusa a nos contar.

Bom, desistimos de ver o fim da parada e fomos comer a melhor pizza do mundo num pé sujo hongkonguiano com nossos amigos israelenses.

O duro mesmo foi acessar o tamoligado.net na terça de manhã e assistir, ao vivo, ao desfile da Sapucaí! Que vergonha, Hong Kong! Brasilsilsilsilsil!!!!!

Chris
Chris

Bom, amigos, o ano da serpente já começou. No ano passado, os chineses fizeram uma previsão de como se comportariam as bolsas no ano do dragão. Olhem só o que aconteceu!

divulgacao

Enfim, feliz Ano da Serpente para todos e que, no nosso querido Brasil, não só as bolsas aumentem, mas também nossos valores que precisam urgentemente ser resgatados!!!!

再见
zai jian.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]