• Carregando...
Quanto custa mesmo?
| Foto:

Ni Hao,

Assim que chegamos à China há um ano, ficamos deslumbrados com o preço baixo de tudo (excluindo a escola internacional e o aluguel da casa). Na época, 1 real valia 4 yuan e, rapidamente, as crianças viraram PHD na tabuada do 4! A primeira descoberta, é claro, foi o preço do Mc Donald’s. Um combo de batata, Coca e hambúrguer saía mais barato do que um único Mc Shit qualquer no Brasil.

Em pouco tempo, no entanto, fui colocando os pezinhos deles no chão, dizendo que o salário do papai também era em yuan e não em real e que, portanto, esta continha possuía um furo básico. O tempo passou, mas a mania de fazer a divisão por 4 não.
Pois bem, indo para o Brasil, chegou o momento da minha vingancinha particular. Tudo que eles queriam comprar, eu perguntava logo o preço, multiplicava por 3 (o real desvalorizou) e enchia a boca para dizer: são “cêntus” remembíííí!!!

Mas sabem o que aconteceu? Embora todos sejamos unânimes em dizer que os preços no Brasil são um absurdo!, eu comecei a achar que não era bem assim. Que al-gu-mas coisas não estavam tããão caras!

Enfim, diante disso, resolvi fazer um levantamento de preços para tirar, definitivamente, a prova dos 9. Ou, quem sabe, não chegar à conclusão nenhuma.

Chris Dumont

Algumas pequenas observações sobre a tabela acima:

. Yuan é a moeda oficial da China que também é chamada de Rén mín bi, que significa ‘moeda do povo’. A brasileirada fala “remembi” ou “remimba” ou simplesmente RMB.

. Shenzhen é considerada uma das cidades mais caras da China e, nesta cidade, nós vivemos no gueto dos estrangeiros “endinheirados”.

. Tentei comparar produtos vendidos no mesmo tipo de loja no Brasil e na China. Por exemplo, as roupas do Walmart foram comparadas às da Havan ou Marisa; os móveis da minha casa aos das Casas Bahia. Como disse uma arquiteta amiga nossa, não adianta comprar nada muito caro na China porque vai vir com defeito do mesmo jeito!
Para não dizer que estou mentindo, acabaram de chegar as 6 cadeiras que comprei pela Internet e olhem só como vieram duas delas:

Chris Dumont

. A churrascaria rodizio chinesa é um arremedo do Batel Grill. Ou seja, apesar do preço ser mais baixo na China, o custo-benefício é muito melhor no Brasil;

Chris Dumont

. Quando eu saí de férias, há 40 dias, a ração Wiskas custava 2,70 RMB. Hoje, ela aumentou para 3,70 e, em alguns lugares, para 4,50. Qual a taxa de inflação mesmo aqui na China?

Chris Dumont

. Ingressos de cinema podem ser comprados numa espécie de Groupom por 35 RMB, mas nós não conseguimos fazer isso pela Internet sem ajuda de um chinês. Ou seja, na maior parte das vezes gastamos uma baba de dinheiro para ir ao cinema com as crianças.

E, para fechar, gravei este vídeo no Walmart, num dia de semana comum. O movimento é quase sempre assim: loucura, loucura!

——————-

O “Família Brasileira na China” está participando do concurso Top Blog 2012. Se você já votou, valeu mesmo! Se ainda não votou, gostou do que leu e quer votar, é só clicar no logo do prêmio, preencher seu nome e email e aguardar receber a confirmação do voto por email.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]