• Carregando...
Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal
Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal| Foto:
Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

O legal desta receita é que ela é vegana (se você usar chocolate meio-amargo sem adição de leite) e sempre dá certo, por isso digo que é infalível. É uma boa receita para usar o chocolate que sobrou da Páscoa — como eu não comprei nenhum neste ano, usei lascas de uma barra de chocolate meio amargo. Compro sempre a embalagem de 1 kg para poder usar nas receitas (derretê-lo para fazer bolo de chocolate fica demais!), mas você pode comprar uma barra de 150 gramas e usar inteira na receita. Assim não sobra tentação para as outras semanas.

Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

 

Cookies

Rende cerca de 40 biscoitos. Adaptei a receita do livro A Cozinha Vegetariana para Todos.

Ingredientes

125 gramas de açúcar
100 a 125 gramas de gordura de coco em temperatura ambiente
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
200 gramas de farinha de trigo
1 xícara de bagaço do leite vegetal de sua preferência (a receita funciona sem este ingrediente)
1 colher de sopa de fermento químico
150 a 200 gramas de chocolate meio amargo em gotas ou raspas de chocolate (escolha um que tenha alto teor de cacau. Há algumas opções na Casa do Confeiteiro que são veganas)
1 a 4 colheres de sopa de leite vegetal ou água
1 colher de chá de canela (opcional)
1 pitada de sal

 

Modo de preparo

Misture a gordura de coco com o açúcar até formar um creme liso. Acrescente o extrato de baunilha, a farinha, o sal, a canela e as gotas ou raspas de chocolate e bata bem. Aos poucos, inclua o bagaço do leite e a água ou leite vegetal até ficar uma massa mole. Por último, o fermento.

A quantidade do líquido varia porque se você usar o bagaço de algum leite, a massa vai secar. Será preciso colocar água até ela formar uma massa homogênea e grudenta. Modele bolinhas com duas colheres de chá e disponha em uma forma forrada com papel-manteiga, as porções bem espaçadas. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus C por 30 minutos ou até eles dourarem levemente nas bordas. Faça o teste do palito ou faca, espetando alguns para ver se a superfície sai sequinha. Se estiver firme, está pronto. Dura uma semana em pote bem fechado.

Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

Foto: Flávia Schiochet/Arquivo pessoal

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]