• Carregando...
Batatas assadas com laranja e sálvia do chef inglês Jamie Oliver.

Foto: Reprodução/JamieOliver.com
Batatas assadas com laranja e sálvia do chef inglês Jamie Oliver. Foto: Reprodução/JamieOliver.com| Foto:
Batatas assadas com laranja e sálvia do chef inglês Jamie Oliver. Foto: Reprodução/JamieOliver.com

Batatas assadas com laranja e sálvia do chef inglês Jamie Oliver.
Foto: Reprodução/JamieOliver.com

Estas últimas semanas antes do Dia de Ação de Graças (comemorado toda quarta quinta-feira de novembro pelos americanos) tem me atiçado a gula. Encontro cada receita maravilhosa no feed e nas newsletters que é impossível não visualizar algumas delas na ceia de Natal. Se as opções onívoras para o Dia de Ação de Graças têm proximidade com algumas típicas do nosso Natal – peru, molho doce ou agridoce, nozes, etc -, as vegetarianas encaixam em qualquer data. Mas quer dia mais adequado para fazer um banquete do que o Natal? Esqueça os pratos de sempre e tente um novo para o fim deste ano. Ainda tem um mês para treinar. 😉

Fui atrás de mais referências pra esquecer o arroz à grega e inventar uma combinação nova de saladas, pratos principais e acompanhamentos. Estou em dúvida do que preparar para a minha ceia ‘alternativa’, mas com certeza terá purê de batata e alho doce e algum molho escuro, como de cogumelos. Ainda estou em dúvida sobre os outros pratos. São tantas as possibilidades!

Por precaução, abram o Google Translator e vejam como não estou mentindo:

 

– A nutricionista Natalia Chede ministra um workshop no sábado, 30, das 14h às 18h30, e ensina a fazer seis pratos veganos para o Natal: salpicão com maionese de castanha de caju, cuscuz de quinoa, quibe de abóbora com tofu, bolinhos de lentilha e nozes com molho de tahine, torta mousse gelada de cacau e frutas vermelhas e cookies de amêndoas e canela. Todas sem glúten! A inscrição sai por R$ 100 e a aula é em um endereço particular aqui de Curitiba. Mais informações com a própria: nataliachede@yahoo.com.br

– O Jamie Oliver faz receitas vegetarianas maravilhosamente simples. Adoro a cara de bagunça que têm os pratos dele, como na foto que abre este post.

– A Peta tem 13 dicas para comemorar o Dia de Ação de Graças e o início da Festa das Luzes, uma comemoração judaica que coincidentemente cai no mesmo dia que o Thanksgiving neste ano. Fiquei tentada especialmente pelo Green Bean Casserole (além de vagens, leva cogumelos e farinha panko) e pelo Roasted Garlic Gravy (molho de alho assado, deve ser doce e delicioso). Veja lá.

 

E essa torta vegana de pecã? Leva tofu e óleo de coco. Está na lista do Buzzfeed. Foto: Reprodução/Blog Desserts with Benefits

E essa torta vegana de pecã? Leva tofu e óleo de coco. Está na lista do Buzzfeed.
Foto: Reprodução/Blog Desserts with Benefits

– O Buzzfeed faz listas muito boas de receitas. Apesar de algumas levarem ingredientes difíceis de encontrar por aqui, você sempre pode inventar com algo parecido que cresce na sua região. Veganos, cliquem aqui. Vegetarianos, aqui.

– Uma lista de pratos para um Natal vegano e uma receita tão fácil de biscoito de batata-doce (Sweet Potato Biscuits) que não precisa ter uma data especial pra meter a mão na massa. Ah, cada receita tem uma tabela com informações nutricionais. Bacana, né? Lá no simpático Happy Herbivore.

– A Nathalia, do Chubby Vegan, selecionou nove receitas para o Natal do ano passado. Tem até panetone de caneca! Aqui.

 

Docinhos de rum com nozes do blog She Knows. Foto: Reprodução/Blog She Knows

Docinhos de rum com nozes do blog She Knows.
Foto: Reprodução/Blog She Knows

– Como não se interessar por uma lista cujo título é “As melhores receitas veganas para o Natal”? Ignore a categoria “sopas” porque estaremos em pleno verão e olhe com carinho para o aperitivo Vegan Polenta Cake. Não precisa fazer igual, até porque não temos um substituto sintético para ovo, como eles têm, mas considere fazê-las recheadas ou em bastões assados e servir com um molho picante. Combina com uma cerveja! Também é uma tentação esse docinho de rum com nozes.

 – Até a BBC tem uma lista de receitas vegetarianas para o Natal. São 24, de torta salgada a sobremesas. Clique aqui.

 

Gelato de Romã do blog Umami Girl Foto: Reprodução/Blog Umami Girl

Gelato de Romã do blog Umami Girl
Foto: Reprodução/Blog Umami Girl

– Descobri este blog hoje e não consegui decidir qual receita merece ser testada primeiro. Todas parecem deliciosas… mas quem sabe aquele gelato de romã? Veja lá no Umami Girl.

 

Se você já tem em mente o que vai preparar para o seu Natal, compartilhe aqui nos comentários!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]