• Carregando...
Tortinha verde de legumes, um clássico da minha família. Foto: Apneia Filmes/Divulgação.
Tortinha verde de legumes, um clássico da minha família. Foto: Apneia Filmes/Divulgação.| Foto:

O Verdura sem Frescura completou dois anos na sexta (iupi!), 18 de agosto, e pude comemorar em um dos lugares que mais gosto na cidade: o Mercado Municipal. A convite da Flávia Montrucchio, do empório Annapurna, participei do evento “Alimentos Orgânicos – Oficinas gastronômicas e workshops” e preparei uma receita adaptada que minha avó costumava fazer.

>>> Relembre a receita do primeiro aniversário do blog

É uma torta cuja massa é feita no liquidificador. Eu uso cheiro verde, minha mãe usa açafrão. Você pode usar páprica, uma mistura desses temperos ou nenhum deles. Eu acho mais bonito colorido e adoro o sabor que a salsinha deixa na massa.

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Tudo o que indico na receita é fácil de achar no Mercado Municipal. Os legumes e ervas você pode usar os que estiverem mais bonitos na estação. Existe farinha de trigo integral, fécula de mandioca, leite vegetal e óleo vegetal orgânicos, dá pra passar pelo setor de orgânicos e fazer a festa! Obrigada ao pessoal de eventos do Mercado Municipal por me chamarem e me darem todo o suporte (e ingredientes) necessário(s). Adorei!

Tortinha verde de legumes, um clássico da minha família. Foto: Apneia Filmes/Divulgação.

Tortinha verde de legumes, um clássico da minha família. Foto: Apneia Filmes/Divulgação.

Torta de legumes com massa feita no liquidificador

Você pode trocar as ervas frescas pelo tempero que quiser. Para uma massa mais amarela, coloque cúrcuma e para uma mais vermelha, páprica. Comece pelo refogado, que pode ser do que você quiser, desde que seja bem sequinho. Se sobrar massa você pode fazer waffles ou panquecas de frigideira.

Ingredientes para o recheio
1 cebola pequena picada em cubinhos

2 dentes de alho picados bem miudinhos
200 gramas de cenoura em cubinhos
200 gramas de abobrinha em cubinhos
100 gramas de couve-flor (pique os talos bem pequeninhos)
100 gramas de brócolis (pique os talos bem pequeninhos)
⅓ de pimentão amarelo em cubinhos
⅓ de pimentão vermelho em cubinhos1 folha de louro (ou uma pitada de louro em pó)
Sal a gosto
Azeite de oliva para refogar
Noz moscada a gosto

 

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola com azeite e sal até mudarem de cor. Acrescente a cenoura e mexa bem, deixando secar um pouco.  Em seguida, o pimentão com sal e louro. Mexa para  até perderem bastante líquido. Acrescente a abobrinha e misture bem, deixando a panela aberta para que todo o líquido evapore. Misture com frequência cuidando para não queimar. Por último, a couve-flor e o brócolis, que soltam menos água. Quando estiver bem sequinho, coloque a noz moscada e deixe esfriar. Enquanto isto, faça a massa. E descarte a folha de louro!

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Ingredientes para a massa
1 xícara de óleo vegetal

1 xícara de leite vegetal
1 xícara de água
1 xícara de trigo integral (reserve mais 1 xícara para colocar aos poucos e dar o ponto)
1 xícara de fécula de mandioca (também chamada de polvilho doce)
Um maço bem grande de salsinha, cebolinha e coentro (escolha as de sua preferência ou misture todas)
Sal a gosto
Pimenta (usei uma defumada)
1 colher de sopa de fermento químico em pó

 

Modo de preparo

Coloque o óleo, o leite e a água no liquidificador e bata, acrescentando as ervas aos poucos até o líquido ficar bem verde. Desligue e coloque uma xícara da porção de trigo e todo o polvilho. Bata até misturar bem e cheque a consistência: deve escorrer lentamente da colher. Vá acrescentando o trigo aos poucos até dar este ponto – antes de bater, misture um pouco na massa para não voar trigo e grudar na tampa. Quando estiver pronta, acrescente o sal, a pimenta e o fermento químico e bata rapidamente para misturar.

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Foto: Apneia Filmes/Divulgação

Montagem

Há duas formas de montar esta torta. Você pode misturar toda a massa ao recheio ou colocar metade da massa no fundo de uma forma, depois o recheio e então o restante da massa por cima. Eu já assei em formas de silicone bem pequenas, como as de cupcake e de fazer chocolate (ficam bolinhos bem macios, dificilmente criam crosta) ou nas formas tradicionais, de metal. Estas últimas deixam uns cantinhos mais crocantes da massa.

Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 50 minutos ou até soltar das bordas e dourar um pouco.

***

No dia 4 de outubro às 17h estarei na feira ViverCom preparando uma quiche de tofu com tomate ao forno. Quem foi no workshop do Caminho do Chá deve saber de que tipo de preparo com tomates estou falando!

A ViverCom será do dia 1 a 4 de outubro no espaço de eventos do Parque Barigui a partir das 14h. Custa R$ 10 pra entrar, mas se você tiver convite sai por R$ 5. Tem convites para pegar lá no Annapurna (Box 521 no Setor Orgânico do Mercado Municipal de Curitiba) e eu tenho alguns comigo. Se me vir na rua, pode chamar!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]