• Carregando...
A mostra pode ser conferida até o dia 7 de dezembro. (Sâmar Razzak)
A mostra pode ser conferida até o dia 7 de dezembro. (Sâmar Razzak)| Foto:

A Conferencia das Nações Unidas sobre as mudanças no clima (COP21) só começa na próxima segunda-feira (30), mas Paris já está no ritmo da convenção que promete ser o maior somatório de forças pra mudar a realidade climática do planeta.

195 países estarão representados no evento e são esperados cerca de 150 chefes de estado na abertura da conferência. Amanhã e segunda-feira, todo o transporte público em Paris será de graça, para incentivar que as pessoas deixem seus carros em casa, utilizem os ônibus e o metrô e contribuam para diminuir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

E 12 estações de metrô na cidade foram decoradas com imagens do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Ele foi convidado pela empresa que administra o metrô de Paris, a RATP, para expor fotos do seu mais recente trabalho, Genesis. Todas as imagens são em preto e branco e ficarão nas estações até o dia 7 de dezembro.

Fotos de Sebastião Salgado na estação Place de Clichy, em Paris. (Sâmar Razzak)

Fotos de Sebastião Salgado na estação Place de Clichy, em Paris. (Sâmar Razzak)

Quem estiver em Paris neste período pode observar as fotos de Salgado nas seguintes estações: Porte de Vincennes, Place de Clichy, Cité, Gare d’Austerlitz, Trocadéro, Gare de l’Est, Saint-Augustin, Bonne Nouvelle, Strasbourg Saint-Denis, Montparnasse-Bienvenue, Jaurès e Bir Hakeim.

A mostra pode ser conferida até o dia 7 de dezembro. (Sâmar Razzak)

A mostra pode ser conferida até o dia 7 de dezembro. (Sâmar Razzak)

São 12 estações de metrô com fotos do artista brasileiro. (Sâmar Razzak)

São 12 estações de metrô com fotos do artista brasileiro. (Sâmar Razzak)

E quem quiser aproveitar a visita à capital francesa para acompanhar um pouco das discussões da COP21,  também pode.  As conferencias são restritas às delegações dos países participantes, membros das Nações Unidas e jornalistas. Mas o evento conta com um espaço de acesso livre – batizado de Générations – para qualquer cidadão que queira acompanhar o que será discutido no evento. Telões serão instalados para transmitir simultaneamente os debates. No espaço de acesso livre, 340 organizações francesas e internacionais estarão presentes com estantes que prometem ser pedagógicos e interativos. Estão programadas mais de 300 conferências e cerca de 60 projeções de filmes. No site oficial é possível ver em detalhes a programação e um guia foi disponibilizado em três idiomas para quem quiser participar do evento.

O espaço Générations estará aberto ao publico de 1 a 11 de dezembro, das 10h30 das 19h. A única exceção é o domingo, dia 6 de dezembro, quando o local estava fechado.

Para entender da COP21:

O jornal Le Monde desenvolveu um site especialmente dedicado à COP21, com as principais informações sobre o encontro. Num video, eles listaram os principais números que explicam a importância das discussões que serão realizadas em Paris nos próximos dias. O original você vê aqui, mas abaixo estão os pontos, em português, para entender melhor a conferência da ONU sobre o clima:

* 21 – o número 21 no nome da convenção faz referencia à quantidade de conferências que a ONU já realizou para tratar sobre o clima. O documento que sera produzido no encontro de Paris irá substituir o documento feito durante a Cúpula da Terra do Rio de Janeiro, em 1992.

* 196 – é o número de países (195 mais a União Européia) que participarão do encontro, em Paris. Os países produzirão um documento que irá substituir o protocolo de Kyoto, assinado em 2005, e que só dizia respeito aos países desenvolvidos.

* 2 graus – É o máximo de aquecimento global que pode ser tolerado até o fim do século XXI. O número foi discutido e fixado na conferência de Copenhague, em 2009, e é relativo à temperatura média registrada no século XIX, na era pré-industrial. Hoje, o planeta já registra uma alta de 0,85 graus em relação à era pré-industrial. Caso nenhuma política de redução do aquecimento seja colocada em prática, o aquecimento do planeta pode chegar, em 2100, a 4,5 graus.

* 100 bilhões – É a soma de dinheiro, em dólares, que os países desenvolvidos se comprometeram a gastar – por ano e até 2020 – para combater o aquecimento global. A cifra foi definida na convenção de Copenhague, em 2009.

* 400 ppm – é a concentração atmosférica de partículas de dióxido de carbono (que causam o efeito estufa) que temos atualmente. No século XIX, esta concentração era de 270 ppm.

* 30% – é o percentual da biodiversidade do planeta que pode se perder daqui até o final do século XXI se a emissão de gases que causam o efeito estufa continuarem no mesmo ritmo registrado atualmente.

* 7,8 – é o ph (que mede o nível de acidez) que os oceanos poderão ter em 2100 caso não se consiga diminuir as emissões de dióxido de carbono. Hoje, o ph dos oceanos é de 8,1, 30% superior à media da era pré-industrial. Não se sabe como os ecossistemas marinhos se comportarão com um aumento tão rápido da acidez da água do mar.

* 1m – é quanto se espera que o nível do mar aumente até 2100, caso o aquecimento global continue nos ritmos atuais. Hoje, o nível do mar já é 20 centímetros maior do que o nível registrado no século XIX.

* 400 milhões – é a quantidade de pessoas que vivem em cidades localizadas em até um metro do nível do mar. Mais da metade das maiores cidades do mundo são portuárias.

* 40% – é o percentual de redução mínimo necessário na emissão de gases do efeito estufa daqui até 2050 para que o planeta tenha chances de, até o final do século, controlar o aumento da temperatura global em, no máximo, dois graus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]