• Carregando...
Entre as ladeiras e a alegria de San Francisco
| Foto:
Arquivo pessoal
O bondinho e as ladeiras de San Francisco de ao fundo, Alcatraz

San Francisco é um charme, descontraída, alegre, leve, diferente. Um clima de “sei lá, relaxa!” paira no ar e contagia. A vontade que dá é passear, caminhar, cantar, fazer amigos, ser gentil, abraçar, amar! Sei lá, entende? (rs) Assim é San Francisco.

A cidade tem fama de ter um clima nublado, frio e com muito vento. No entanto não foi o que aconteceu nos 6 dias que passamos lá. O sol brilhou incansável e claro que a cidade então caiu ainda mais nas nossas graças. O Seba mesmo dizia a todo instante “com eu gosto daqui, como é linda San Francisco!” E olha que pra ele, crítico, repetir isso pelos menos 4 vezes por dia, todo dia, é porque realmente gostou. Em pouquíssimos lugar por onde passamos ele disse isso.

Arquivo pessoal
Casinhas estilo vitoriano, San Francisco

O sobe e desce das ladeiras, os bondinhos e as casinhas de madeira estilo vitoriano ditam o clima da cidade. Parece que São Francisco não tem muitas preocupações e seus habitantes são os mais variados possíveis. É a terra do alternativo e da diversidade. O clássico cruzamento das ruas Haight & Ashbury é famoso símbolo da contracultura hippie nos anos 60. Jimi Hendrix e Janis Joplin andaram fazendo história por ali. A rua toda é bacana, cheia de gente nem aí pro outros, alternativos, fora da casinha até. Cada um na sua e muita paz e amor! Andar por lá é diversão garantida. Fora as lojinhas, brechós e cafeterias descoladas.

San Francisco não tem um cartão postal apenas, têm vários! As ladeiras e a rua autodenominada a mais torta do mundo – a Lombard Street, a Golden Gate, o presídio de Alcatraz, a Álamo Square e sua vista da cidade, o Píer 39 no Fisherman’s Wharf… e assim vai!

Arquivo pessoal
Golden Gate, San Francisco

A capital da diversidade teve um gostinho ainda melhor porque lá encontrei um outro amigo querido, brasileiro, que está morando ali, o Leonardo. Passamos dias divertidos e fizemos lindos passeios. A começar pela Golden Gate. Cruzamos de carro em direção a Salsalito e paramos em todos os mirantes que tinha. Cada um com um ângulo da majestosa ponte. Cruzar a Golden Gate de bike pode ser também uma boa opção. Uma dica bacana é ir até Baker Beach onde se tem uma vista bem bonita dela. Depois descemos na direção ao sul, pelas praias, passando por Pacífica, Mavericks (aquela famosa praia de surf, lembram?) e Half Moon Bay.

A quantidade de coisas pra fazer é grande e praticamente tudo de graça. Tudo ao ar livre. Não fomos a nenhum museu. Aproveitamos os dias lindos na rua, andando, circulando. O primeiro dia foi dedicado ao Pier 39, um shopping a céu aberto no waterfront com bares e restaurantes. Vale caminhar por ali pelo no Fisherman’s Wharf.

Arquivo pessoal
Leo, eu e Seba dando uma voltinha pelas praias ao sul de San Francisco

Dalí dá para ver a ilha do presídio de Alcatraz desativado em 1963, também famosa pelos seus moradores mafiosos ilustres. Por ali na calçada algumas empresas vendem cruzeiros pela baía até a ilha. Nós não fomos, ficamos olhando de longe.

Bem mais pra frente, mas ainda no Waterfront fomos conhecer o sabor de San Francisco no Ferry Building Market Place. Uma espécie de mercado municipal chique revitalizado com lojinhas e muitas comidinhas gostosas. Nas terças, quintas e sábados acontece uma feira do lado de fora.

Arquivo pessoal
Ferry Building, San Francisco

Onde ficar
Nas duas primeiras noites ficamos num hotel super bem localizado, pertinho da Union Square. Porém, tudo em San Francisco é caro, muito caro. Encontramos o Hotel com preço bom (padrão San Francisco), mas não tinha estacionamento e deixar o nosso carro alugado na rua pagando por hora não ia rolar. No fim, optamos por sair da parte central de San Francisco e fomos para San Bruno, região um pouco mais afastada da cidade, com mais opções de hotéis baratos e com estacionamento. A dica é essa. Se você está de carro e quer gastar pouco, fique fora de San Francisco. O acesso à cidade é fácil e o trânsito não é tão ruim assim. Pelo menos não foi pra nós.

Um dia antes de partirmos em direção a Seattle, fomos para o sul conhecer Menlo Park. Ali é a maior concentração de gente rica e dos nomes da tecnologia. Cidadezinha simpática, tranquila, arborizada. Perto dali está instalado o Facebook, a casa de Mark Zukerberg e é onde vivia Steve Jobs.

Arquivo pessoal
Casa de Steve Jobs, em Menlo Park
Arquivo pessoal
Entrada da empresa Facebook, em Menlo Park
Arquivo pessoal
Lombard Street, a rua autodenominada a mais torta do mundo
Arquivo pessoal
Fisherman’s Wharf, San Francisco
Arquivo pessoal
Curtindo a praia e o amigo!
Arquivo pessoal
Enquanto a gente colocava o papo em dia, olha quem apareceu?
Arquivo pessoal
Pier 39, San Francisco
Arquivo pessoal
Ferry Building
Arquivo pessoal
Casas vitorianas típicas de San Francisco
Arquivo pessoal
Cruzamento famoso, símbolo da contracultura nos anos 60
Arquivo pessoal
Haight & Ashbury
Arquivo pessoal
Ilha de Alcatraz, San Francisco
Arquivo pessoal

********************
Nosso próximo destino: Seattle

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]