• Carregando...
Ela pode até usar anéis
Ela pode até usar anéis| Foto:

Queria ser a Maria Hirata, criar como uma arquiteta, cozinhar como uma bailarina, encantar como uma poeta. Morar no Japão, ir sempre para Paris e voltar ao Brasil todos os anos completaria o sonho.

Cidadã do mundo, não a vejo andar, ela sempre vai deslizando. E eu consegui que ela passasse pela minha cozinha, pelo menos nas páginas do “As minhas receitas japonesas” e com o fresquíssimo Mari Hirata Sensei por Haydée Belda, que eu estou degustando devagarinho.

Também permitiu que eu publique algumas receitas. Delicadeza, que eu agradeço. Precisei escrever para a Editora Bei para comprar o Sensei. Valeu a pena. Eu sabia que valeria. O livro é de receitas, mas conta um pouco da viagem que Mari, Haydée, a aluna e amiga, e os editores fizeram ao Japão em julho de 2015.

Vem mais receitas

“Sensei é o título honorífico japonês que pode ser traduzido, literalmente, como ‘aquele que nasceu antes’. Usado após o nome, significa ‘professor’, ‘mestre’”, aprendo no livro.

Aos poucos contarei mais sobre ela e as receitas testadas. A primeira receita é do livro publicado em 2008 pela Folha de São Paulo. É a reunião dos textos que saíram no jornal.

Gyoza e as comidas do Oriente fazem minha vida mais feliz. Eu tinha ideia que seria muito difícil o preparo do prato. Não é. Tem até massa pronta no Mercado Municipal de Curitiba, mas se arrisque, não é a maior dificuldade. Acredite. Eu achei que fechar o pastelzinho é que é o problema, requer prática e atenção. Fiquei faceira com o resultado.

Gyoza

Rendimento 30 unidades

Ingredientes para a massa

300g de farinha de trigo

150ml de água morna

Coloque em uma vasilha a farinha e a água e misture bem até formar uma bola. Sove a massa até ficar lisa. Descanse a massa por 30 minutos, embrulhada em filme plástico. Faça com a massa um cordão de 30cm e corte-a em 30 pedaços. Abra cada pedaço em um círculo de 7cm de diâmetro. Recheie cada rodela com uma colher do recheio e molhe as bordas com água. Feche bem, formando um pastelzinho.

Ingredientes para o recheio

200g de carne de porco moída ou picada

½ de repolho picado (pode-se substituir por acelga)

½ xícara de cebolinha picada ou nirá picado

2 cogumelos shiitakes secos reidratados ou 4 cogumelos frescos picados

2 dentes de alho picado

Tempero

½ colher de chá de shoyu

½ colher de chá se sake

½ colher de chá de óleo de gergelim torrado

½ colher de chá de açúcar

½ colher de chá de gengibre ralado

sal e pimenta

Pique o repolho ou a acelga e os outros ingredientes. Misture com a carne de porco moída. Coloque os temperos e misture bem o recheio, com as mãos, até formar uma liga. Deixe na geladeira até esfriar a mistura. Recheie os pasteizinhos em uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Coloque uma colher de óleo na panela e disponha os pasteizinhos em círculos até preencher a panela. Deixe fritar até pegar cor. Coloque ½ xícara de água quente e tampe imediatamente. Cozinhe em fogo forte até evaporar a água. Quando começar a fritar de novo, estará pronto.

Molho (misture bem)

3 colheres de sopa de shoyu

2 colheres de sopa de vinagre de arroz

1 colher de chá de molho de pimenta

Dica: frita-se o pastelzinho apenas de um lado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]