• Carregando...

Mugaritz no Lasai. Talvez muita gente ainda não conheça esses dois restaurantes. Um fica no País Basco, outro no Rio de Janeiro. Um é comandado pelo famoso chef Andoni Luis Aduriz. O outro tem na cozinha o carioca Rafa Costa e Silva. Deveria fazer duas colunas e ir contando quem são e como trabalham, mas o que interessa aqui é falar dos jantares realizados pela dupla no Brasil, recentemente. Foi uma experiência e tanto.

 

Andoni na cozinha aberta do Lasai finalizando um prato
Andoni finalizando um prato na cozinha aberta do Lasai

Começamos com um aperitivo de vodka sour que acompanhou o macaron “ombligo de monje”, sabem do que? Sangue de porco. Pena que não tenho a foto. Eu já sabia da ousadia, mas, mesmo assim, é, no mínimo, esquisito comer o que seria um doce tão tradicional só que preparado com um ingrediente não muito comum por aqui, o sangue. Descontado o susto, a inusitada entrada é boa, macia, toque crocante, como o doce, mas com gosto de chouriço. Já vi Andoni brincando com as sensações que comidas assim provocam, foi num congresso. Ele vai longe nas suas criações, acho genial. Não faz nada óbvio. No seu restaurante, lembro da primeira vez que comi um carpaccio feito com, imagine, melancia. A textura era igual e o tempero ajudava a enganar. É preciso muito talento e anos de estrada para caminhar nesse terreno, ele pode.

 

Rafa em ação. Chef foi prestigiado.

Rafa em ação. O chef foi prestigiado. Cinco pessoas do renomado restaurante Mugaritz vieram para cozinhar no Rio de Janeiro

E foi no restaurante do Andoni, o Mugaritz, que Rafa chegou para estagiar, logo foi contratado e depois alçado ao posto de sous-chef. Ficou cinco anos lá, antes de voltar ao Brasil e abrir o seu Lasai, o charmoso restaurante no bairro de Botafogo, em 2014. Escrevi sobre ele aqui. Andoni saiu de Renteria, no País Basco, apesar de todo o esforço que isso significa, e veio até o Rio de Janeiro para cozinhar. Eu não perderia por nada esse momento e não perdi.

Andoni é a cara da vanguarda. Não pense em escutar dele um discurso de que o que importa é o produto etc., diz que faz o caminho mais difícil, o da inovação, e não coloca o sabor em primeiro lugar. Apresenta uma experiência gastronômica que pode ser boa para alguns e ruim até para outros. “O que é comida boa?”, desafia o chef basco, acostumado a receber clientes de todos os cantos do mundo.

 

Às vezes não resisto. Fui tietar.

Momento tiete, entre Andoni e Rafa, às vezes não resisto

Vamos ao jantar. O segundo aperitivo foi servido ainda no terraço com a imagem do Cristo Redentor de braços abertos, é a vista que se tem ali. Desta vez não entrevistei o Andoni, não deu tempo, mas li que o restaurante no País Basco ficará fechado por quatro meses, reabrirá em abril, um tempo para a criação de novos pratos, com um investimento de 500 mil euros. O chef também abrirá o primeiro restaurante popular no ano que vem e vai continuar com as pesquisas e projetos, como o documentário sobre criatividade com o grupo de teatro catalão La Fura dels Baus.

 

Milho e rabanete

Milho e rabanete

Em direção quase oposta, Rafa não inventa muita moda, apesar da técnica que possui. Tem seu foco nos produtos vindos de duas hortas que mantém e em frutos do mar frescos e de qualidade, sem descuidar da apresentação dos pratos e das bebidas. Com os pés no chão, mas de olho na vanguarda. A degustação completa do Lasai é de tirar o folego de boa! No jantar com o chef basco, entre outros pratos, ele apresentou uma feijoada dentro de um dumpling, aquele pastelzinho chinês, pena que o meu se desmontou.

 

Feijoada dumpling

Feijoada dumpling

Foi um menu complexo, teve língua de vaca e kokoxas, a bochecha de peixe, bem untuosa, seguida por carne de porco e “pan de cortezas” (casca de pão) e “tosta de panceta”. Veja fotos. Tudo muito forte, por isso, quando comi as cenouras, com brotos e raíz de aipo foi um alívio e uma emoção. Como podem alguns legumes ter um sabor tão puro e tão bom, pergunto. Ainda bem que vivi para experimentar isso. O prato com batata roxa e raízes da horta foi outro acontecimento. Tantos sabores que parecíamos estar em território basco, reconhecido pelos excelentes restaurantes. E vieram as “texturas crudas de la tierra y el mar”, nossa, que terreno pisávamos. Foi daí que apareceu o já conhecido ovo disfarçado – onde a clara não é clara –, com carne seca, que já disse não representar a cozinha do Rafa, e vi que me enganei. É a cara dele sim, apesar de já ter visto o prato em outras mesas. O beijupirá, o peixe que ainda vai ficar muito conhecido, muito fresco, veio acompanhado de missô e toucinho, foi, mais uma vez, hora do Rafa esnobar. Nos doces, salada de frutas e receitas clássicas, além dos chocolates da Aquim, com aquela caixa de madeira, revelando sabores puros, que eu não consegui comer. E, se por acaso, acontecer outro jantar com essa dupla, não vá perder, conselho de quem viveu essa experiência. Foi surpreendente, puro e deliciosamente ousado.

Nota: Olha só as duas indicações que o Lasai conquistou recentemente: uma da rede norte-americana CNN e outra da revista de luxo Condé Nast.

Gold Standard Restaurants 2015 – Condé Nast Traveler – link aqui

CNN: 15 restaurantes para visitar no mundo  – link aqui

Veja mais fotos do jantar.

Beijupirá

Beijupirá: ponto perfeito

Batata roxa e raízes da horta do Lasai

Batata roxa e raízes da horta do Lasai: inesquecível

Impressionante o sabor das cenouras e brotos

Impressionante o sabor das cenouras e brotos: comeria muitos pratos

Carne com ervas

Carne com ervas: untuoso e forte

Tartar e caviar: combinação perfeita

Tartar e caviar: combinação perfeita

Pão

Uma versão do nosso “pão no bafo”. Dá pra ver o pãozinho embaixo? Todas as texturas e sabor incrível

Panceta

Panceta! Carne suína de primeira

Sobremesa

Mais uma sobremesa clássica: “ligeramente ruso”. Queria saber mais sobre ela.

Nosso conhecido sorvete de flocos no máximo capricho

Nosso conhecido sorvete de flocos no máximo capricho
Salada de frutas
Salada de frutas: versão contemporânea
Finalizando com chocolates Aquim

Finalizando com chocolates Aquim: queria mais uma chance para provar

Menu completo

Macaron “ombligo de monje” – Mugaritz

Milho, rabanetes, língua de vaca – Lasai

Texturas de cultura, bocadillo de kokotxas aliñadas – Mugaritz

Porco, cebola, ervas – Lasai

Pan de cortezas asadas – Mugaritz

Batata roxa, raízes da horta, cremes – Lasai

Tosta de panceta – Mugaritz

Soup dumpling, feijoada – Lasai

Cenouras, raíz de aipo, brotos – Lasai

Ovo, clara, carne seca – Lasai

Texturas crudas de la tierra y el mar – Mugaritz

Beijupirá, missô, toucinho, nabo – Lasai

La vaca y las hierbas – Mugaritz

Salada de frutas – Lasai

Stracciatella – Mugaritz

Ligeramente ruso – Mugaritz

Caixa de chocolate Aquim

 

Bebidas

Vodka Sour – Vodka Belvedere

Champagne Ruinart – Brut Blanc de Blancs

Abadia Retuerta – Selección Especial 2008

Champagne Ruinart – Brut Rosé

Jean-Marc Brocard – Chablis Premier Cru Vau de Vey 2011

Abadia Retuerta – Pago Negralada 2013

Glemorangie

Château Giraud – Sauternes Premier Grand Cru Classe 2006

 

Mugaritz

Equipe de 70 pessoas, sendo 35 na cozinha

Capacidade: 50 clientes

2 estrelas Michelin

6ª posição no ranking 50 Best

http://www.mugaritz.com/

+ 34 943 522 455+ 34 943 518 343

Aldura Aldea, 20

20100 Errenteria – Gipuzkoa

Lasai

http://www.lasai.com.br/

Telefone 55 21 3449-1834 / 3449-1854

Rua Conde de Irajá, 191

Botafogo – Rio de Janeiro

O jantar com os chefs Andoni Luis Aduriz e Rafa Costa e Silva aconteceu em dezembro de 2014 no restaurante Lasai, no Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]