• Carregando...

A safra de 2009 foi gloriosa em muitas das mais famosas regiões vinícolas europeias. Bordeaux, Borgonha, Rhô­ne, Alemanha, Douro, Ribera del Duero, Rioja, bem como outras regiões colheram uvas impecáveis que deram origem a vinhos sensacionais. Os mais simples já estão no mercado brasileiros, alguns esgotados. Os mais importantes começam a chegar e serão a grande sensação deste ano de 2012.

Evidentemente, é preciso cuidado com exceções. Algumas poucas localidades não tiveram tão grande sorte; e alguns produtores descuidados, mesmo nas regiões mais bem aquinhoadas, por relaxamento não fizeram vinhos à altura da colheita.

A característica geral mais notória é um excelente frutado, copioso e maduro, com estrutura e bom equilíbrio de taninos nobres e acidez fina. A melhor notícia é que a bondade da natureza se espelha em todas as gamas de vinhos, desde os mais simples até os mais disputados ícones, tintos e brancos.

Já provei diversos deles e tenho de concordar que são mesmo muito qualificados. Aliás, já indiquei dois Douros de 2009 nesta coluna, de preço bem acessível (Meandro e Tons de Douro).

Em relação a Bordeaux, o grande crítico Robert Parker não reluta em disparar: “2009 é a maior safra que já provei em Bordeaux desde 1982, da qual é uma versão moderna e melhorada ”. O guru-mor da crítica cita a confirmação do “famoso professor Denis Dubordieu, da Escola de Enologia de Bordeaux ”, quanto a 2009 ter atingido plenamente, em Bordeaux, os cinco requisitos essenciais de uma grande colheita.

Parker nunca deu tantas notas máximas (100). Contei mais de 12 para os Bordeaux 2009. Inclusive alguns rótulos menos famosos que os primeiros grand cru classe, e de preço bem mais acessível, como Smith Haut Lafite, Pontet Canet, Beausejour Duffaut, Bellevue Mondotte, foram ungidos com os míticos 100 pontos. E muitos outros na faixa dos 98 e 99. Aliás, o grande guru titula seu recente comentário sobre os grandes Bordeaux 2009, que começam a entrar no mercado, como “ O Império Contra Ataca”, numa clara alusão ao retorno do poderio da região de Bordeaux, a mais importante do planeta se tratando de tintos. Neste caso, com os alentados escores, entusiasmo e poder de influência, Parker não escapa de ser o Darth Vader dessa jornada …

Com essa boa notícia sobre os rótulos de 2009, desejo aos leitores uma excelente Páscoa e que possam desfrutar de grandes vinhos durante este ano … e adquirir algumas garrafas para envelhecer gloriosamente por décadas a fio.

Poucos tintos acompanham tão bem assados como os famosos vinhos de Ribera Del Duero. Per­feitos ao lado de carneiros, cabritos, carnes vermelhas, aves e caça. Estão entre os tintos mais admirados do mundo. São de lá os ícones Vega Sicilia e Pingus. Os maiores rótulos chegam a preços no Brasil na casa do milhar de real para ci­­ma. Apesar da fama, a região é também pródiga em tintos de preço acessível e de grande classe e distinção.

Está localizada ao norte da Espanha, província de Leão e Castela, no vale do Rio Duero, próximo à nascente. A principal cidade é Valladolid, não longe de Tordesilhas, onde foi celebrado o tratado homônimo, no final do século 15.

A casta principal é a Tempranillo (ou Tinta del País). São vinhos de cor retinta, encorpados, profundos, complexos e poderosos, com belo acabamento e de grande apelo geral. Muitas vezes são elaborados com a técnica de crianza, que consiste em envelhecer por mais tempo o vinho em adega, em barris ou tonéis de madeira usada, antes de engarrafar. A temperatura de serviço fica em torno de 17 graus C.

Selecionamos 11 rótulos de preço acessível, disponíveis no mercado. Provamos às cegas, sendo os nomes revelados somente após terminada a prova. Apresentamos a seguir os 6 melhores. A degustação ocorreu no restaurante Pata Negra (Rua Fernando Simas, 23, Praça da Espanha – (41) 3015-2003), com o serviço coordenado pelo maître Hideraldo Leandro da Silva.

[bebidas=1435348]

[bebidas=1435350]

[bebidas=1435358]

[bebidas=1435361]

[bebidas=1435362]

[bebidas=1435363]

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]