• Carregando...

Com taninos acentuados, a uva tannat, estrela uruguaia, é uma casta que produz vinhos que chegam a notas bem específicas como o caqui verde. Mas este tipo de vinho divide opiniões.

“É uma uva diferente, tem quem adora, tem quem odeia. São vinhos potentes, com taninos fortes. Mas eles vão muito bem com carnes vermelhas, defumadas e com o tradicional churrasco”, comenta o sommelier Clodoaldo Garcia.

O Cônsul do Uruguai em Curitiba, Bruno Faraone, explica que a uva chegou à Bacia do Prata pelas mãos dos imigrantes bascos, que trouxeram as cepas do sul da França. “Hoje se produzem tannats notáveis na França e no Uruguai. Mas os uruguaios já têm superado os franceses”, comenta ele, que também aprecia bons vinhos.

Faraone afirma que todos os rótulos são bons e os preços, variados, indo de R$ 10 a R$ 1 mil. “A uva tem uma textura marcante, não é um vinho tão floral, mas sim amadeirado”, descreve.

Indicações

Garcia aconselha os varietais da Casa Filgueira, como o Tannat Reserva, 2003. “Tem um tanino suave, é mais fácil de beber. Lembra muito frutas negras e um pouco de madeira. Vale ressaltar que são vinhos jovens, sem potencial de guarda”, diz ele.

Garcia ainda diz que os pequenos produtores uruguaios têm elaborado bons varietais, mais difíceis de serem encontrados por aqui. “Eles têm um cuidado muito grande durante o momento em que os taninos são acentuados. Vai do consumidor pesquisar um pouco com sommmeliers e importadoras para encontrar o rótulo ideal”, aconselha.

O enófilo Carlos Muller recomenda outro varietal tannat que vale a prova, o Carlos Montes Toscanini, da Bodega Montes Toscanini – que assim como os da Casa Filgueira é produzido na região de Canelones, nos arredores de Montevidéu. “Ele é elaborado a partir de uvas maduras e tem um equilíbrio muito bom, com adstringência suave. O final na boca é bem interessante”, diz ele, que sugere a harmonização com queijos, pratos bem condimentados e carnes assadas.

A garrafa de 2004 do Carlos Montes tem 13% de graduação alcóolica e notas de frutas vermelhas com um toque de madeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]