• Carregando...
Aprenda a fazer o petit gâteau do restaurante Durski
| Foto: Felipe Rosa / AGP
Fotos: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Sozinho, sem acompanhamentos, ele parece um bolinho simples, nada além do que sugere o nome francês petit gâteau (pequeno bolo). O segredo, porém, está no recheio, uma parte da massa que se mantém cremosa devido ao rápido forneamento. “No fogão industrial, a massa vai ao forno por 8 minutos, mas não tem um tempo certo”, diz Laysa Durski, a nova chef pâtissière do Restaurante Durski e do Madero Prime Steakhouse.

Segundo ela, a melhor forma para descobrir o tempo necessário no forno de casa é testando. E este é o grande desafio. “O bolo tem que estar dourado por fora, mas, quando você o apertar, ele tem que estar bem macio. Se estiver firme, passou do ponto”, diz.

Originalmente, o petit gâteau é de chocolate, mas aos poucos foram surgindo variações. “Aqui nós temos um de goiabada e eu já vi de capim-limão”, conta. No Restaurante Durski e na rede Madero, o mais popular é o de doce de leite, que está há cinco anos no cardápio e há três é considerado pelos jurados do Prêmio Bom Gourmet como a melhor sobremesa de Curitiba.

“Você pode fazer com doce de leite industrial, mas eu prefiro o caseiro”, conta Laysa. Para isso, é necessário cozinhar as latas de leite condensado na panela de pressão com três ou quatro dedos de água acima do nível das latas. “Quando der pressão, cozinhe por 30 a 40 minutos, desligue e deixe esfriar.”

***

 

Durski International Cuisine Especialidade: Cozinha contemporâneaTipo de cozinha: Francesa, Italiana, Polonesa, Variada Classificação por preço: $$$ Veja mais
Madero Prime Steakhouse Especialidade: Carnes, MassasTipo de cozinha: Variada Classificação por preço: $ Veja mais
Laysa Durski Restaurante: Madero Prime SteakhouseDurski International Cuisine Veja mais

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]