• Carregando...
Até que a mordida os separe!
| Foto: WALTER ALVE/ AGÊNCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO
Fotos: Walter Alves/Gazeta do Povo

Todo casamento que se preze deve ter bolo e docinhos, entre eles, é claro, os bem-casados. A massa desta guloseima, que leva basicamente farinha, açúcar e recheio de doce de leite, é uma lembrança deliciosa da festa.

A chef pâtissier e cake designer Andréa Follador explica que a textura do bem-casado é leve e não tem muitos segredos. Assim como a maioria dos doces, a atenção especial é em relação às medidas da massa: “Deve-se seguir à risca a receita porque qualquer alteração pode prejudicar o resultado”, orienta.

O recheio tradicional é o doce de leite, mas pode ter variações de acordo com o gosto de quem faz. “Brigadeiro e geleias frutadas formam um ótimo complemento ao doce”, diz Andréa. Na massa, é possível colocar essência de baunilha. A calda também pode receber o mesmo sabor ou ainda suco de um limão para dar contraste ao doce do recheio.

Para executar a receita, alguns utensílios, que podem ser comprados em casas especializadas, são necessários: fouet (batedor manual), peneira, papel manteiga, termômetro e mangas de confeitar com bico.

Os docinhos têm validade de cinco dias em temperatura ambiente e até 15 dias na geladeira. Se congelados, podem ficar 45 dias. Neste caso, é preciso tomar alguns cuidados importantes: antes de congelar embrulhe em papel celofane. Para descongelar, retire do freezer e deixe degelar, ainda embalado, por três horas em temperatura ambiente. “Desta maneira ele não perde a consistência”, orienta a chef.

Confira a receita passo a passo (rende 30 porções):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]