Publicidade
Baixa Gastronomia

Porcadeiro e Na Bucha têm carne de porco “sem frescura”

por

Rafael Martins e Guilherme Caldas, do Baixa Gastronomia, visitaram o Porcadeiro e o Na Bucha Espetinhos; confira as recomendações dos colunistas

Compartilhe

Todo dia é dia de porco!

Quirera de porco, bisteca defumada ou um belo pernil assado, com acompanhamentos (a famosa mistura, e mais uma salada caprichada) a R$ 20? Todo dia é dia de prato feito no Porcadeiro, aberto há poucas semanas na praça 19 de Dezembro, também conhecida como praça da Mulher e do Homem Nus. O lugar é uma espécie de “loja da fábrica” da salumeria Monte Bello, que produz embutidos como antigamente, mas que dispensa a gourmetização.

Kassler do Porcadeiro. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Kassler do Porcadeiro. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Assim, também, é o Porcadeiro, que oferece um enxuto cardápio de sanduíches, pratos feitos e, mais recentemente, tábuas de frios. Tudo, claro, feito com carne de porco. E tudo, ainda bem, sem frescura. “Nada de elitizar. Queremos é democratizar a boa comida”, conta Lai Pereira, gerente da Monte Bello e sócia da casa.

Assim, para manter os preços convidativos (que os tempos estão bicudos, como bem sabe o leitor), o serviço de mesa é enxuto. Tem vinho, mas servido em copo americano. A Equipe Baixa Gastronomia (EBG) passou por lá duas vezes. Na primeira, encaramos um kassler (bisteca defumada à moda alemã) que estava supimpa; na segunda, traçamos um pernil assado respeitável. E ficamos sabendo que a quirera com costelinha já está ficando famosa entre quem trabalha por ali.

Serviço

* * *

O medalhão de Piraquara

O João já trabalhou com caldeira, já foi açougueiro e hoje pilota um disputado espetinho no caminho que vai de Piraquara para Quatro Barras. O Na Bucha Espetinho funciona na entrada de outro sucesso piraquarense, o Assados Vermelho, que está para se mudar, em breve, para um endereço mais ou menos cem metros mais perto do centro de Piraquara.

Espetinhos de medalhao de suino do Espetinhos na Bucha de Piraquara. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Espetinhos de medalhao de suino do Espetinhos na Bucha de Piraquara. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Numa noite quente de primavera a Equipe Baixa Gastronomia (EBG) visitou o Na Bucha (o Vermelho, deixaremos para uma próxima oportunidade) e conferiu in loco os motivos do sucesso. Enquanto íamos sendo defumados, mandamos vir um espetinho de cada. O preferido da turma é o de alcatra, mas quando o leitor visitar o Na Bucha, nossa recomendação é o medalhão suíno, segundo lugar na preferência geral.

Serviço: Rua Antônio Meireles Sobrinho, 387, Piraquara – PR — (41) 9 9183-3038. Aberto de segunda a sexta, das 16h às 22h.

LEIA TAMBÉM:

>> Carne suína: mitos e verdades. Veja como prepará-la

>> Receita de geleia de porco

Compartilhe
Publicidade

Assine a Gazeta do Povo e receba mensalmente o Bom Gourmet.