• Carregando...
Brasileiros de sucesso
| Foto: HENRY MILLEO / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVO

Os espumantes brasileiros fazem cada vez mais sucesso. Por isso mesmo são duplamente indicados para as celebrações e festas do final de ano – e também no verão. Além de vinhos típicos para as comemorações, refletem ainda o sucesso de um empreendimento brasileiro. Pensan­do nesse bom astral, decidimos testar para os leitores a maior parte dos melhores rótulos existentes no mercado. Elegemos o tipo brut (seco) e branco, de longe o mais dominante e expressivo no mundo das esfuziantes borbulhas. Selecionamos 26 rótulos, que foram provados às cegas, em taças de degustação. Significa que os provadores recebiam um copo numerado, sem saber que rótulo era, para não haver sugestão. Apenas depois da prova é que foram revelados os nomes. Selecionamos os 11 campeões para apresentar a seguir.

Um bom espumante deve ser intenso, mas nunca pesado. São atributos essenciais a jovialidade, o frescor e a finesse. A bebida deve agradar de imediato. De preferência sedoso, um bom espumante tem a obrigação de ser estimulante já no primeiro gole. Afinal, trata-se de um vinho de alto astral.

Não pode ser gorduroso, pesado, duro, grudento, amargo, nem desequilibrado. As borbulhas ideais são finas e persistentes. Mas nem sempre se mostram, devido aos copos. Não é um problema maior. O importante é que, em boca, a bebida abra-se como que numa nuvem cremosa, fresca e fina. É a chamada mousse, a espuma que se revela e enche a boca ao beber o espumante. Esse é um fator crucial. Espumante que se preze, deve ter boa mousse: ampla, fresca, refinada, sedosa e cremosa. Os rótulos que apresentamos aos leitores preencheram essas características.

Evidentemente cada um tem suas nuances especiais, fruto da safra, do tipo de uva, da localidade do vinhedo, das técnicas do vinhateiro, do tempo de engarrafamento e demais fatores peculiares de cada garrafa. Em comum, todos são bem resolvidos e qualificados. Revelam a alta e crescente qualificação da produção nacional. Também são muito bem apresentados, com classe e categoria, como pede esse tipo de bebida.

A prova foi realizada no restaurante Vindouro, e contou o serviço perfeito do sommelier Alex Nascimento. A temperatura de serviço ideal é entre 8 graus C e 11 graus C. Bem refrescados, mas não gelados. São vinhos para abrir, servir e beber. A coloração predominante foi a palha clara, com nuances cítricas. Os vinhos mostraram limpidez, frescor e personalidade. A prova foi uma grata surpresa e alegria, que compartilhamos com os leitores, com os votos de grandes festas e feliz 2013.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]