• Carregando...

O brigadeiro deixou de ser uma exclusividade das festas infantis e ganhou as mesas mais refinadas. Para isso, o doce genuinamente brasileiro ganhou variações que vão do pistache ao wasabi. Os ingredientes da massa base – chocolate, leite condensado e manteiga – e os confeitos do acabamento também ganharam atenção especial. Tudo para fazer um brigadeiro perfeito e inesquecível.

“É essencial usar os melhores ingredientes. Um bom leite condensado, uma manteiga extra sem sal [que conta com um teor superior de leite] e um chocolate de qualidade”, afirma a doceira Juliana Motter, dona da loja paulistana Maria Brigadeiro e autora do livro A História do Brigadeiro (editora Panda Books).

Ela explica que o chocolate da receita deve ser em barra ou o cacau em pó. Segundo Juliana, o achocolatado também é permitido. Nesse caso, pelo seu teor sentimental, não pelo sabor. “O achocolatado tem um elemento emocional. Era o ingrediente usado pela mãe, pela avó, quando faziam o brigadeiro. Mas, tecnicamente, ele vai ficar superior se for usado um chocolate puro”, diz.

Além de usar um bom chocolate, as irmãs Patrícia e Cynthia Schneider, donas do Atelier do Brigadeiro, em Curitiba, aconselham atenção redobrada a qualidade do leite condensado. “O ruim é aquele aguado. No fogo, ele vai evaporando e o doce fica cristalizado”, comenta Cynthia.

Outro ingrediente fundamental para o brigadeiro ficar perfeito é ter paciência na hora do preparo. “O doce tem de ser feito na panela, e em fogo baixo. Algumas pessoas cozinham o leite condensado e depois misturam o chocolate, para economizar tempo. Isso não é brigadeiro”, comenta Letícia Krause, da LeBom­bom. “Não pode parar de me­­xer até dar o ponto”, afirma Patrícia.

Quando o brigadeiro desgruda do fundo do panela – chega a fazer um barulhinho –, ele está pronto. É nesse momento, já fora do fogo, que são acrescentadas essências, bebidas alcoólicas e outros elementos usados para saborizar o brigadeiro. “Hoje há essa tendência dos brigadeiros saborizados. Ele mudou para ganhar as mesas mais sofisticadas”, diz Letícia.

Acabamento perfeito

Na busca pelo refinamento, o acabamento do brigadeiro passou a ter uma atenção especial. Nesse caso, além da beleza, o sabor também é levado em conta. Por isso, o granulado foi praticamente banido. “Ele influencia de maneira negativa o sabor do brigadeiro”, comenta Juliana. Ela explica que o granulado não é chocolate puro. No lugar dele, entram flocos de chocolate, crispies e lascas de castanhas. Os elementos usados no acabamento devem harmonizar com a variedade do doce.

Confira a receita básica de brigadeiro de Patrícia e Cynthia Shneider, do Atelier do Brigadeiro

 

Serviço

Maria Brigadeiro. Informações pelo site www.mariabrigadeiro.com.br e no telefone: (11) 3085-3687. Atelier do Brigadeiro. Aceita apenas pedidos on-line http://atelierdobrigadeiro.com

Le BomBom. Informações pelo site www.lebom bom.com.br e no telefone: (41) 3029- 6835.

A Casa do Confeiteiro. Rua da Paz, 609, Centro. Telefone (41) 3363-5655.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]