Publicidade
Calculadora

Está em dúvida sobre a quantidade de comida e bebida? Veja como calcular

por

Vai receber pessoas em casa e não sabe a quantidade de comida e bebida? O Bom Gourmet te ajuda!

Compartilhe

Vai receber os amigos e parentes em casa e não sabe o quanto de comida e bebida precisa? Quem nunca teve essa dúvida? Por isso o Bom Gourmet desenvolveu uma calculadora de comida e bebida para não faltar nada na sua festa.

A calculadora do Bom Gourmet leva em consideração o número de convidados que bebem bebidas alcoólicas e os que preferem apenas sucos e refrigerantes. Além de calcular o quanto de carne – seja bovina, suína ou de frango – e acompanhamentos, a ferramenta do Bom Gourmet também calcula a quantidade de frutas e sobremesas que você deve preparar para a sua festa.

Outras dicas para definir e organizar o menu:

* A quantidade de bebidas, varia dependendo do tipo de festa e perfil dos convidados. Para uma reunião casual com cerca de quatro horas de duração, o cálculo é, em média, de 700 ml de cerveja ou 400 ml de vinho por convidado. Suco e água menos, algo por volta de 250 ml.

*1 xícara de arroz cru serve 3 pessoas.

*Para cada pessoa, calcule uma porção de 250 gramas de carnes ou frutos do mar.

*A quantidade de farofa por pessoa é de 3 colheres de sopa bem servidas (o equivalente a 30 gramas), a mesma medida pode ser usada para a salada de couscous.

*Calcula-se um punhado de folhas (ou cerca de 50 gramas) para as saladas e 30 gramas de molho para cada pessoa.
Caso a ceia tenha muitos pratos, imagine que cada pessoa come cerca de 600 gramas, no máximo. Crianças comem de 200 a 300 gramas.

DIA DAS MÃES:
50 receitas (fáceis ou mais elaboradas) para o Dia das Mães
Veja receitas de sobremesas em formato família 

Cuidados importantes

◉ Tenha cuidado ao elaborar o cardápio. Se um convidado tem restrições ao prato que irá servir, pense em uma segunda preparação que seja tão especial quanto à primeira.

◉ Um prato único feito na wok, além de prático pode resultar em um verdadeiro almoço/jantar show. Duas sugestões são camarão com molho de peixe ou ostra e frango com legumes.

◉ Outra opção pode ser o risoto. Para não se atrapalhar, deixe-o pré-cozido e finalize um pouco antes de servir.

◉ As massas recheadas cozinham rápido – cerca de 3 minutos. Deixe o molho pronto para facilitar.
◉ Os finger foods são uma ótima opção. Um minicuscuz como tajine de cordeiro, uma verrine de tomate confit ou bruschettas podem ser opções.

◉ Uma festa temática, cujo tema acompanhe do petisco à sobremesa é uma dica para diminuir os riscos.

◉ Uma conta prática de salgadinhos por pessoa para uma festa é de oito unidades. Ela diminui caso sejam servidos salada, tortas ou lanches ou preceda uma refeição principal (almoço/jantar). Conte sempre quatro docinhos por adulto, lembrando que a quantidade de brigadeiro deve ser sempre superior.


 

Compartilhe
Publicidade

Assine a Gazeta do Povo e receba mensalmente o Bom Gourmet.