• Carregando...

Clique aqui e imprima a receita do chutney

Em meio a receitas doces de abacaxi, como geleias, musses e tortas, a grande vencedora de O chef vai a sua casa, do caderno Bom Gour­met, é um acompanhamento para pratos salgados. O chutney de abacaxi, de paladar exótico, foi a aposta da professora de Literatura Míriam Arias, que venceu a disputa deste mês. Criar pratos diferentes é uma das suas especialidades na cozinha. Tanto que, pela segunda vez, uma receita sua foi escolhida por um chef do concurso. Na primeira, também ganhou com um prato curioso: madalena de escarola.

A escolha do ingrediente abacaxi e o veredito sobre a receita vencedora deste mês foram do chef Ivan Lopes, do Terra Madre Ristorante. Míriam costuma combiná-la com carne de porco. “Criei esse prato há uns dez anos partindo do chutney de manga, muito tradicional na cozinha indiana. Imaginei que, tendo um sabor agridoce, casaria muito bem com carne suína. É aprovadíssima em casa”, afirma Míriam, uma apreciadora dos pratos do oriente, que adora cozinhar desde os 12 anos de idade. “Tenho descendência espanhola, então gosto de comidas bem temperadas”, afirma.

O chutney é uma conserva bem condimentada, preparada com frutas ou legumes, com uma consistência próxima a de uma geleia. Além de abacaxi, a receita da professora leva açúcar mascavo, sal, canela, cravos-da-índia, gengibre, cebola, alho, mel, pimenta-do-reino em grãos, nozes picadas, passas pretas e vinagre. Outras receitas da iguaria indiana também aceitam diversos ingredientes, como curcuma e mostarda em grãos, dispensados no preparo da receita de Míriam.

“É muito interessante como opção para acompanhar carne de porco, ainda mais agora que estamos chegando na época do Natal”, diz o chef Lopes. Também cairia muito bem, segundo ele, com carnes assadas, como posta, avestruz e pato, ou como entrada. “Com pão ou torradas, seria excelente”. Para incrementar o chutney, o chef Lopes acrescentou três toques especiais. “Podemos utilizar vinho branco (meio copo), para dar um pouco de acidez, e purê de castanha portuguesa (3 colheres de sopa), que simboliza a culinária natalina. Para finalizar, azeite aromatizado com hortelã (110 ml), que combina muito com abacaxi, pois um equilibra o outro.”

O preparo do prato é rápido, leva cerca de 30 minutos. O rendimento é de três a quatro porções.

Serviço

Terra Madre Ristorante. Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515, Bigorrilho. Fone (41) 3335-6070.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]