• Carregando...

Lançamento – A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) lançou o livro Segredos dos Chefs. A publicação é recheada com 86 receitas dos melhores bares e restaurantes em 23 cidades do Paraná. São 181 páginas em que os apreciadores da alta gastronomia vão descobrir os segredos dos principais nomes da culinária paranaense, com os pratos que integram o Festival Brasil Sabor, que começou dia 29 de abril e vai até 31 de maio. O livro sai por R$ 49 nas livrarias Fnac e tem a foto do prato inscrito no festival, a receita, o modo de preparo e a dica do chef. Informações: (41) 2141-2000.

Curso – A Universidade Positivo realiza nos dias 19 e 21 de maio o curso de extensão Laboratório de Gastronomia, com a chef Geraldine Miraglia e a engenheira de alimentos Fátima de Carvalho. Elas irão tratar da Gastronomia Molecular, em voga no mundo gastronômico, resultado da aproximação entre chefs de cozinha e cientistas de alimentos, no sentido de investigar diversos fenômenos que se passam em uma panela, à semelhança de um tubo de ensaio. O curso é voltado para profissionais da área e interessados em aprender novas técnicas culinárias. Informações e inscrições pelo site http://extensao.up.edu.br e no telefone (41) 3317-3092.

Leitura – Unir em belas imagens a alta costura e a culinária é o foco do livro Uma Questão de Gosto, da editora Alles Trade. Com imagens do fotógrafo italiano Fulvio Bonavia e textos da escritora neozelandesa Peta Mathias, o livro surpreende pelas montagens diferentes. Nele é possível encontrar um par de sapatos de berinjela, um boné de alcachofras, um colar de queijos, um relógio de kiwi, ou uma bolsa de amoras (foto 1), acompanhados de breves textos cheios de poesia. Pode ser encontrado na Bergerson Presentes a R$ 65. Informações: (41) 3304-4426.

Blog – Você conhece um cardamomo (foto 2), estragão, alcaravia, zimbro? Você já usou alguns desses temperos em seus pratos? No blog Conversa temperada, a jornalista Nádia Schiavinatto traz um post que navega pelo mundo das especiarias. São elas que têm o poder de dar sabor ou perfume à comida. Elas, porém, não se resumem a temperar os alimentos. Algumas tratam de doenças e confortam até as “dores da alma”. O alecrim, por exemplo, alegra e fortifica os sentidos. É conhecido como a “erva da juventude”, é antiinflamatória e digestiva. É só entrar no link do Conversa temperada (www.gazetadopovo. com.br/blog/conversatemperada).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]