Publicidade

Conheça o bubble tea, o chá com pérolas de tapioca

por

Inventado em Taiwan, o chá servido com bolinhas de tapioca é produzido artesanalmente na Caminho do Chá, em Curitiba

Compartilhe
O chá é tradição em Taiwan. Foto: Bigstock.

O chá é tradição em Taiwan. Foto: Bigstock.

Chá preto gelado, leite, xarope de fruta e bolinhas de tapioca: estes são os ingredientes do bubble tea, um chá feito para ser tomado de canudinho. Embora tenha chegado por aqui há dois anos, a bebida é praticamente tradição em Taiwan, onde foi inventada nos anos 1980 pela Chun Tang Tea Culture House, uma das casas de chá mais tradicionais da ilha.

>>> Chope em lata é a nova tendência entre as cervejas artesanais

>>> Cervejaria curitibana é eleita a terceira melhor do Brasil

>>> Chocolate 100% brasileiro é exportado para Bélgica

>>> Aprenda a fazer cold brew, o café gelado

“O bubble tea é tão popular em Taiwan quanto o brigadeiro é por aqui”, conta Daniele Lieuthier, especialista em chás e proprietária da Caminho do Chá. Ela explica que em praticamente todos os lugares onde se vende chá por lá é possível encontrar o bubble tea, mas não é só na Ásia que a bebida faz sucesso. Nos últimos anos, o chá com bolinhas de tapioca, também conhecido como “pearl tea” (chá pérola), ganhou fama em países da Europa, Estados Unidos e Canadá. E, assim como há inúmeras versões de brigadeiro no Brasil, a bebida também tem diversos sabores.

 Bubble Tea da Tang Tea Culture House, em Taiwan / Foto: Daniele Lieuthier

Bubble Tea da Tang Tea Culture House, em Taiwan / Foto: Daniele Lieuthier

A receita original do bubble tea é feita com chá preto, leite e bolinhas de tapioca fervidas, mas existem versões com chá verde, leite condensado, xarope de frutas e até gelatina cortada em cubinhos. “Já experimentei um bubble tea em que as bolinhas de tapioca explodiam na boca, liberando um sabor diferente”, diz Daniele.

Quando esteve na Tailândia, ela aprendeu a fazer as pérolas de tapioca utilizadas para o preparo do bubble tea e, depois que abriu sua casa de chás em 2015, no bairro São Francisco, decidiu mostrar o valor dessa bebida aos curitibanos. Todo o processo é artesanal: a massa de tapioca é enrolada à mão, bolinha por bolinha em um tamanho maior que o sagu, para depois serem fervidas e adicionadas ao chá.

Na Caminho do Chá, o bubble tea é feito com chá gelado verde ou preto e servido com xarope natural, feito na casa, para adoçar a bebida. Todos os dias há duas ou três opções, como o xarope de hibisco, o de frutas amarelas ou o neutro (feito apenas com açúcar). O copo de 400 ml sai por R$ 13,50 e a disponibilidade do bubble tea varia conforme a produção da semana.

***

Serviço

Rua Inácio Lustosa, 1.134, São Francisco – (41) 3013-3383. De quinta-feira a domingo das 15 às 20h.

Tags: bebida chá
Compartilhe
Publicidade

Assine a Gazeta do Povo e receba mensalmente o Bom Gourmet.

Assine