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Curitiba caiu nas graças de grandes marcas nacionais e mundiais de gastronomia

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Em 2017, a capital paranaense ganhou diversas unidades de restaurantes e bares conhecidos e muitas outras ainda estão por vir neste ano

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Curitiba entrou na rota de grandes marcas gastronômicas nacionais e internacionais. A prova é que, depois de receber a primeira unidade do Sul do Brasil de marcas internacionais como o Hard Rock Cafe, em 2017, a cidade viu crescer os anúncios de novas marcas investindo na capital.

A explicação, segundo Luciano Bartolomeu, diretor da regional do Paraná da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é que a cidade funciona como um laboratório de testes. “Quando dizem que o que dá certo em Curitiba dá certo em outros locais é verdade. O público curitibano é exigente, come bastante fora de casa e cobra um padrão em relação à qualidade, preço e fluxo. Se der certo aqui, será mais fácil em outras capitais”, avalia.

Duas redes famosas de sorvetes escolheram Curitiba para expandir no Sul do país no ano passado. A norte-americana Ben and Jerry’s abriu sua primeira loja na região em outubro de 2017, no ParkShoppingBarigui.

Até então a marca tinha unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Campinas e Ribeirão Preto. A Ben & Jerry’s foi criada em 1978 e está presente em 27 países de 5 continentes.

Outra conhecida marca de sorvetes que veio para Curitiba no fim de 2017 foi a paulistana Bacio di Latte, que inaugurou uma loja no Pátio Batel em dezembro. Em uma pesquisa do Datafolha, em maio do ano passado, a marca foi apontada como a mais lembrada pelos paulistanos.

sorvete rosa di batel da bacio di latte em curitiba

Sabor Rosa di Batel, criação exclusiva da loja da Bacio di Latte, no Pátio Batel, em Curitiba. Foto: Marccelo Andrade/Gazeta do Povo.

A Bacio di Latte é comandada por dois estrangeiros, o italiano Edoardo Tonolli e o escocês Nick Johnston, que decidiram empreender no Brasil em 2011 quando a crise havia se instaurado na Europa. Desde a primeira loja na Rua Oscar Freire, a sorveteria já arrematou os principais prêmios nacionais na categoria e chegou a 80 unidades em todo o país.

A marca desenvolveu um sabor especial para a loja no Pátio Batel, o Rosa di Batel, feito à base de leite, creme de leite e água de rosas. Tem um leve toque floral, de rosas, e cor branca. Ao todo, a unidade serve 24 sabores, sendo um diet e quatro sorbets: maracujá, framboesa, morango e limão siciliano, que são feitos sem leite e por isso agradam ao público vegano.

Em 2017,  o gastrobar o Estado Puro, do chef espanhol Paco Roncero abriu em Curitiba a terceira unidade do restaurante no mundo (as outras ficam em Xangai, na China, e Madri, na Espanha). Funciona no hotel NH Curitiba The Five com menu de tapas. Paco, que é pupilo do mestre catalão Ferran Adrià, é dono do restaurante duas estrelas Michelin, Terraza del Casino, em Madrid, e é o chef executivo da rede de hotéis NH.

Em junho, duas marcas abriram suas primeiras unidades na capital paranaense: a hamburgueria Le Pinguê e o restaurante Tartuferia San Paolo. A Le Pinguê foi fundada em 2015 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e conta com 25 hamburguerias em quatro estados. No Paraná, a primeira unidade da marca abriu em Londrina, em 2016.

A Tartuferia San Paolo serve pratos temperados com trufas e abriu em Curitiba a primeira unidade no Sul do Brasil. O restaurante tem três unidades na capital paulista (sendo uma temporária) e uma em Goiânia.

Outra marca que acaba de anunciar o desembarque na capital paranaense para fevereiro é a californiana Johnny Rockets. Famosa por milk-shakes com um pequeno “refil” e ambiente inspirado nas lanchonetes norte-americanas dos anos 1950, a rede de hamburguerias abrirá a primeira unidade no sul do país em Curitiba em fevereiro, no ParkShoppingBarigüi.  A inauguração faz parte da estratégia da marca de ter pelo menos uma loja em cada capital do país até 2019. O cardápio da loja de Curitiba será o mesmo de toda a rede, com uma pequena inclusão: um novo tipo de pão desenvolvido exclusivamente para os curitibanos, após uma pesquisa de mercado.

A unidade de Curitiba será aberta no piso térreo do ParkShopping Barigui. (foto: divulgação)

A unidade de Curitiba será aberta no piso térreo do ParkShopping Barigui. (foto: divulgação)

O Paris 6, um dos primeiros restaurantes 24 horas de São Paulo e que homenageia cantores e atores brasileiros em seus pratos de jantar, também anunciou no ano passado abrir sua unidade em Curitiba, no Shopping Crystal. A previsão para inauguração é no primeiro semestre deste ano. Ele vai funcionar das 7 às 3h da manhã diariamente.

Na parte da manhã, o restaurante vai servir café da manhã no sistema buffet, com opções como minicroque monsieur, croissant, ovos mexidos com bacon, queijos, cereais, iogurtes e suco. No almoço há o menu executivo e à tarde, a cafeteria segue funcionando.

tartare de salmão do paris 6

Tartar de salmão Marcos Mion do Paris 6 é servido com couscous marroquino e coalhada. Foto: Thatiana Bionde/Divulgação

O restaurante Jamie’s Italian, do chef e apresentador Jamie Oliver, foi outra rede internacional que escolheu Curitiba para expandir na região Sul. O novo restaurante fica no piso L3 do Pátio Batel e deve abrir ainda nos primeiros meses do ano. Será a terceira unidade da rede no Brasil, depois de São Paulo e Campinas.

O salão do restaurante terá uma visão privilegiada do bosque anexo ao shopping e deve seguir os mesmos moldes das demais unidades em São Paulo, com algumas adaptações. Uma delas é um tíquete médio mais em conta na hora do almoço. O grupo responsável pela marca no Brasil é de São Paulo, mas a unidade em Curitiba terá um operador local ainda não divulgado.

O chef Henrique Fogaça, jurado do Masterchef Brasil, vai abrir uma unidade do Cão Véio em Curitiba, rede que já conta com duas casas em São Paulo, uma em Brasília e uma quarta que inaugurará em janeiro na capital paulista. O restaurante curitibano abrirá no Batel e será o quinto da rede.

sócios do restaurante cão véio

Os três sócios do Cão Véio: Fernando Badauí, Henrique Fogaça e Marcos Ki. Foto: Divulgação.

De acordo com o gerente do Cão Véio em São Paulo, Marcel Akira, as obras da unidade curitibana já começaram. O endereço não foi revelado, mas Akira informou que o restaurante não será em shopping. A inauguração do restaurante está prevista para março de 2018, logo após o Carnaval.

Antes de 2017

Há cerca de três anos, o internacional Hard Rock Café se instalou em Curitiba. E há menos de dois anos, foi a vez da cearense Coco Bambu fincar os pés na capital paranaense, que também foi a primeira do Sul do país.

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