• Carregando...

“Só nós temos vinhos Bordeaux”. É com esse slogan que o francês e enólogo Jean-Jacques Dubourdieu viaja pelo mundo divulgando da vinícola Denis Dubourdieu. Ele veio ao Brasil em março para aumentar as vendas dos rótulos da marca. O país é uma fatia de mercado importante que representa 6% de toda a produção — 600 mil garrafas por ano, sendo metade de vinhos brancos.

Com a saída gradual do pai da frente dos negócios, a administração da vinícola está nas mãos dele e do irmão Frabrice. O pai, Denis, é conhecido por revolucionar os métodos de elaboração de vinhos brancos e de sobremesa.

A cave da família Dubourdieu fica na pequena cidade de Barsac, a 35 km de Bordeaux. Atualmente produz uvas merlot, cabernet sauvignon, sauvignon, além de alguns blends – mistura de tipos de uvas. A qualidade é autêntica dos vinhos Bordeaux.

Jean-Jacques esteve em Curitiba para divulgar os rótulos da vinícola em um jantar harmonizado com rótulos da marca, promovido pela importadora Porto a Porto, no restaurante Chalet Suisse. O enólogo conversou com o Bom Gourmet. Simpático e elegante, característica quase inerente a maioria dos franceses, mostrou que conhece bem o produto que fabrica e quais clientes pretende atingir.

Como é o mercado brasileiro de vinhos?

É muito distinto. Como os impostos são altos para a importação [em relação a outros locais], os preços ficam muito diferentes de outros países próximos geograficamente. O vinho aqui é mais caro que nos Estados Unidos, por exemplo. É um mercado muito difícil de entrar, principalmente porque não somos uma grande vinícola. Nós estamos no país há 10 anos e foi nesse período que crescemos.

Como competir com os vinhos chilenos e argentinos?

Os vinhos Bordeaux têm uma história muito antiga. Nós somos o único país que tem este tipo de vinho. O produto é feito de maneira simples e natural. Esse é o nosso diferencial, não só no Brasil como também na França, que tem um mercado muito competitivo.

Qual a principal característica da Dubourdieu?

Somos uma empresa familiar. Não temos a intenção de ser uma grande empresa. A filosofia de trabalho foi passada pelo meu pai.

Quais foram as melhores safras dos vinhos de Bordeaux?

Para os tintos 2009. Já os vinhos brancos, o ano de 2010 foi o que mais se destacou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]