• Carregando...

A gastronomia brasileira está cada vez mais em evidência mundo afora. Após a eleição do restaurante do chef Alex Atala, o D.O.M., como quarto melhor do mundo no San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants, ficou ainda mais evidente que o Brasil tem seu valor. A premiação é a mais alta da categoria e é promovida pela revista inglesa Restaurant.

Além de Atala, estão na lista Helena Rizzo e Daniel Redondo (51.ª), do restaurante Maní (São Paulo), e Roberta Sudbrack (71.ª), do Rio de Janeiro, que apareceu pela primeira vez no ranking. Mas o que há de comum entre eles? Todos valorizam os ingredientes regionais. Enfatizam ainda que não é necessário importar suprimentos para fazer um prato de alta gastronomia. Pode-se dizer, inclusive, que os três chefs são representantes oficiais dos ingredientes brasileiros.

Um dos pratos no cardápio do D.O.M. que exemplifica a gastronomia verde-amarela é o ravióli de limão e banana ouro. Além do limão e da banana, ainda leva a priprioca, uma erva aromática originária da Amazônia.

Atala encabeça o projeto Retratos de Gosto, que tem parceria com produtores com o objetivo de elevar a qualidade dos insumos e, ao mesmo tempo, descobrir o que há de melhor em cada região. “A Embrapa nos diz que há mais de 250 variedades de mandioca no Brasil. Uma delas, por exemplo, seria cor de laranja e doce. Tem muita coisa boa, coisa nossa, que a gente não conhece”, diz Atala.

Alex Atala Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]