Thumbnail

Pessoas

Até que enfim competidores recebem elogios em prova do Masterchef amadores

Flávia Schiochet
09/05/2018 13:59
Não é difícil notar que o nível de conhecimento e execução dos pratos na atual edição do Masterchef amadores está aquém das anteriores. Mas um “pequeno milagre” aconteceu no episódio que foi ao ar na noite de 8 de maio: durante a prova de eliminação, três competidores receberam elogios dos chefs jurados ao executar pratos da alta cozinha francesa com destreza.
Os pratos exigidos não eram nada fáceis: mignon au poivre, peixe fumê ao molho de vinho do Porto e crepe Suzette. O chef e jurado Erick Jacquin deu uma aula ensinando as três receitas para os competidores da prova de eliminação, Evandro, Clarisse, Eliane, Maria Antônia, Vinícius e Thiago.
Todos os preparos levavam uma bebida alcoólica — o molho do mignon é deglaçado com conhaque, enquanto o vinho do Porto é acrescido de manteiga para encorpar. O crepe Suzette é finalizado sendo flambado no licor de laranja e leva um molho com zest e suco da mesma fruta.
Peixe fumê ao molho de vinho do Porto e manteiga executado pelo padre Evandro. Imagem: Reprodução/Band
Peixe fumê ao molho de vinho do Porto e manteiga executado pelo padre Evandro. Imagem: Reprodução/Band
Rui, capitão do time que venceu a primeira prova do episódio, pode escolher quem prepararia cada prato. Os mais elogiados foram os peixes fumê com molho de vinho do Porto de Eliane (“poderia estar em um restaurante”, disse Jacquin), o destaque positivo individual da noite, e Evandro, que serviu alho-poró cozido “no ponto certo” como acompanhamento. O único ponto a ser melhorado foi a intensidade do fumê do peixe, que apagou a presença do molho de manteiga e vinho do Porto.
Maria Antônia finalizando seu molho de filé au poivre. Competidora recebeu elogios por sua postura e pela execução do prato. Foto: Carlos Reinis/Divulgação
Maria Antônia finalizando seu molho de filé au poivre. Competidora recebeu elogios por sua postura e pela execução do prato. Foto: Carlos Reinis/Divulgação
Maria Antônia recebeu dois elogios: um pela execução quase perfeita de seu mignon au poivre e outro por ter enfrentado o mezanino, descartando os palpites de Rita, com quem discutiu na semana anterior.
Thiago e Vinícius ficaram com a reprodução do crepe, mas não entregaram bons pratos. Ambos deixaram o molho muito amargo e as massas não estavam de acordo com o prato clássico, com muita farinha e pouca gordura no caso dos feitos por Vinícius, e os de Thiago não foram flambados com o molho, o que prejudicou o sabor. Clarisse foi a eliminada da noite pela agressividade da pimenta em seu mignon au poivre e pela batata crua e muito salgada que serviu.
Filé au poivre com batata sauté executado por Maria Antônia. Imagem: Reprodução/Band
Filé au poivre com batata sauté executado por Maria Antônia. Imagem: Reprodução/Band

Primeira prova

Na primeira prova da noite, os cozinheiros amadores foram divididos em duas equipes e prepararam um menu completo para 50 hóspedes do hotel Unique Garden, em Mairiporã (SP). A exigência era que usassem apenas os ingredientes orgânicos colhidos na horta do hotel.
Com dificuldades para acertar ponto de sobremesa, tempero e tamanho do prato principal, a equipe azul, capitaneada pelo padre Evandro, foi a perdedora. O menu escolhido foi sem carne e o prato principal levava um creme de beterraba. A porção, no entanto, foi considerada muito pequena para ser prato principal.
LEIA TAMBÉM:

NewsLetter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão

Participe

Qual desses preparos com café você quer aprender a fazer com o Bom Gourmet?