Publicidade
Conteúdo Patrocinado

Churrasco de primeira: da carne ao acompanhamento

por

Dicas para comprar a carne certa, deixá-la no ponto desejado e calcular a quantidade de ingredientes por convidado

Compartilhe

Desde uma reunião com a turma do trabalho até a celebração de um batizado ou aniversário, o churrasco agrada todos. Mas para quem não está acostumado com o fogo ou com a churrasqueira, é normal surgirem dúvidas sobre quais os tipos de carnes servir, quais os acompanhamentos e qual a quantidade necessária para que todos saiam satisfeitos.

Aguinaldo Monteiro, chef de cozinha e diretor acadêmico do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, dá dicas de carnes e acompanhamentos e ensina como preparar um belo churrasco para agradar todos os tipos de paladar.

 

A estrela do churrasco

A carne é o ingrediente principal e Aguinaldo ressalta a importância de saber a procedência do produto. “O ideal é comprar em um local que você confie. Se tiver um relacionamento com o açougueiro, melhor ainda, pois ele vai te ajudar no ato da escolha”, afirma.

O chef classifica as carnes em três tipos: as carnes rápidas, que são aquelas que assam rapidamente na churrasqueira e servem como aperitivo como a linguiça e asa de frango; as carnes para assar, que precisam de maior tempo para ficar prontas e devem ser posicionadas a 40 ou 50 cm do fogo como a costela, a costelinha de porco e a paleta de cordeiro; e as carnes para grelhar, que devem ser posicionados cerca de 20 ou 25 cm do fogo e nessa classificação entram o contrafilé, a bisteca fiorentina, o prime rib, a picanha, o frango e o carré de cordeiro.

Aprenda a fazer costelinha à pururuca, prime rib, legumes grelhados, linguicinha e farofa de dedo de moça. Veja o vídeo:

Qual o ponto?

O tempo de cocção das carnes varia conforme a espessura de cada uma delas. Para as carnes com fibras moles e sem ossos como ancho, picanha, mignon e fraldinha, por exemplo, siga os tempos abaixo para conseguir o ponto desejado (sugestão para cortes de 3 cm de altura):

  • Tostada por fora e crua por dentro: 3 minutos de cada lado
  • Mal passada: 4 minutos de cada lado
  • Ponto menos: 5 minutos cada lado
  • Ao ponto: 6 minutos cada lado

Outra forma de atingir o ponto certo sem errar é usando um termômetro. Quando espetado no centro da carne e marcar 55 graus, o ponto é mal passado. Aos 58 graus a carne está ao ponto e a 60 graus, está bem passada.

Acompanhamentos

Para acompanhar o churrasco, Monteiro recomenda guarnições como legumes grelhados, uma boa maionese de batatas ou batata rústica assada e farofa.

 

Cálculo e quantidades

Para não errar na quantidade de comida e também não correr o risco de os convidados saírem com fome, Monteiro explica que a conta é simples e deve ser feita individualmente. Na prática, o cálculo aproximado, por pessoa fica assim:

  • Carne com osso: 650 gramas por pessoa
  • Carne sem osso: 400 gramas por pessoa
  • Carboidrato (maionese, farofa, batata): 150 gramas por pessoa
  • Saladas e vegetais: 80 gramas por pessoa

Aplicativos de celular ou sites de internet também facilitam a vida de quem quer calcular corretamente as compras dos ingredientes e até das bebidas e acessórios necessários para o churrasco ser um sucesso. Entre as opções de aplicativos estão o Churrascômetro, Meu Churras Grátis e Guia do Churrasco, disponíveis nos sistemas Andoid e iOs. Na internet, os sites de cálculos mais populares são Embaixador do Churrasco e Cálculo para Churrasco.

 

Outras dicas importantes:

Alguns cuidados ao longo do processo de preparação da carne são essenciais para não colocar tudo a perder. O principal segundo Monteiro é a manutenção do fogo, que deve estar sempre em brasa uniforme. Para os grelhados, o chef recomenda a utilização do sal de parrilla, um intermediário entre o sal grosso e o sal refinado, evitando que a carne fique salgada em excesso. O ponto da carne varia de acordo com cada convidado. “É importante também respeitar o ponto de cada corte de carne, mas principalmente o gosto de quem está sendo recepcionado. Se a pessoa não gosta de carne mal passada, a escolha é dela”, comenta o chef. Ele destaca ainda a importância de uma faca bem afiada para o corte.

 

Serviço:

A Espaço Gourmet Escola de Gastronomia ensina o preparo do churrasco em 2 aulas presenciais nos dias 10 e 12 de agosto. A aula ensina a fazer 4 tipos de carne, acompanhamentos e sobremesa, tem duração de 3 horas e é temática em comemoração ao Dia dos Pais. Para mais informações e inscrição, clique aqui.

 

  • Patrocinado por: Espaço Gourmet
  • Produzido por: Gazeta do Povo Branded Content
Compartilhe
Publicidade

Assine a Gazeta do Povo e receba mensalmente o Bom Gourmet.