Publicidade
Conteúdo Patrocinado

Cozinhar é muito mais que diversão para as crianças

por

Aulas de culinária estimulam a criatividade e os sentidos das crianças

Compartilhe

A cozinha tem um poder de atração quase mágico sobre as crianças, cada vez mais curiosas para descobrir as funcionalidades para tantas colheres, pratos, potes e equipamentos diversos. Mas esse espaço da casa também tem seu caráter pedagógico: ali elas descobrem, na prática, a diferença entre os líquidos e sólidos, aprendem a calcular as porções e desenvolvem a criatividade na hora da apresentação dos pratos que elaboraram.

Além da descoberta dos sabores, as atividades na cozinha também ajudam a exercitar a socialização e a criatividade no preparo dos pratos pelas crianças. As irmãs Gabriela e Ana Beatriz Gardiano Cordeiro da Silva, de 13 e 10 anos, respectivamente, costumam transformar a cozinha da casa em um laboratório para testar receitas, o que é incentivado pelo pai, o empresário Josias Cordeiro da Silva. “Aos finais de semana, sempre inventamos coisas novas juntos”, comenta. Ana Beatriz – a Aninha – conta que uma das coisas que mais gosta de cozinhar é risoto de palmito. No ano passado, elas aproveitaram as férias de julho para frequentar uma colônia de férias de gastronomia direcionada para crianças e esse ano vão repetir a dose.

Veja o vídeo da dupla de irmãs Aninha e Gabriela ensinando a fazer Cupcake de Churros

Também foi na colônia de férias de gastronomia que a estudante Maria Eduarda Miranda, hoje com 17 anos, começou a se aventurar pela cozinha. Aos 9 anos ela já participava de pequenos cursos. “Quando eu morava em Curitiba, até curso de sushi e sashimi eu fiz”, relembra a adolescente que hoje mora em Vila Velha, no Espírito Santo. Bastante ligada à culinária oriental, ela adora inventar pratos com shitake e shimeji. “Mas durante a semana eu faço o trivial mesmo”, comenta.

Educação, descoberta e desenvolvimento para crianças

Para a nutricionista Camila Pazello,  o contato com os alimentos e a participação na preparação é muito importante para as crianças para que possam descobrir a origem desses produtos. “As gerações mais novas, às vezes  não sabem nem que a laranja nasce na árvore e a batata vem debaixo da terra”, argumenta. Camila destaca ainda que dar oportunidades para meninos e meninas aprenderem a cozinhar é uma forma de mostrar que a cozinha é um espaço igualitário. “Acaba com a ideia de que só a mulher vai para a cozinha. Na infância, não se dá panela para os meninos brincarem, mas hoje existem grandes chefs homens”, enfatiza.

 

Colônia de férias com a mão na massa

O mês de julho está chegando e a Espaço Gourmet Escola de Gastronomia promove várias oficinas direcionadas a crianças a partir de 5 anos como uma opção para a programação das férias. Sempre com um enfoque lúdico, as aulas são diárias e com direito à apresentação final aos pais, com a degustação dos pratos elaborados pelos pequenos.

crianças felizes na cozinha

Oficinas gastronômicas já fazem parte da programação das férias de julho de várias crianças. (Foto: Bigstock)

A programação completa e as informações dos cursos de férias para crianças e adolescentes você confere aqui ou pelo telefone (41) 3019-0437.

  • Patrocinado por: Espaço Gourmet
  • Produzido por: Gazeta do Povo Branded Content
Compartilhe
Publicidade

Assine a Gazeta do Povo e receba mensalmente o Bom Gourmet.