Produtos & Ingredientes
Ícone no Rio, biscoito Globo chega a Curitiba nas versões doce e salgada
Icônico na capital fluminense, o petisco praiano chega a Curitiba. Foto: Divulgação
A sensação gastronômica das praias cariocas, para a alegria de muitos fãs, desembarcou em Curitiba. Desde a última sexta-feira (9), o icônico Biscoito Globo, feito de polvilho, é vendido na capital, na loja e distribuidora Merci-aria Empório Batel, o primeiro ponto a comercializá-lo no Paraná. O produto está disponível nas versões doce e salgada e custa R$ 4,80 a unidade. Para vendas em maior quantidade, os preços são diferenciados.
E não é só o sabor do biscoito que será novidade em Curitiba. Em breve, o anúncio “Biscoito Globo!” poderá ser comum pelas ruas da cidade. Isso porque a Merci-aria Empório Batel pretende instalar carrinhos – como os de pipoca ou sorvete – para comercializar o Biscoito Globo e o mate gelado, outro produto de sucesso nas areias do Rio de Janeiro, em parques e praças da capital paranaense, bem como no litoral do estado.
Polêmica
A expansão de pontos de revenda do biscoito em outros estados brasileiros vem logo após as críticas de um artigo do jornal americano New York Times às roscas de polvilho. Na reportagem publicada em agosto, durante os Jogos Olímpicos, o jornalista David Segal define o produto como “sem graça”, “ar transformado em bolacha em forma de anel” e “símbolo perfeito para a comida do Rio”, onde “a cena de restaurantes pode ser caridosamente descrita como ‘meh’”.
Os brasileiros tomaram as redes sociais para repudiar o artigo e, em uma publicação no Facebook, o Biscoito Globo agradeceu à reportagem do jornal e declarou que “uma crítica negativa nunca repercutiu tão positivamente para uma marca”.
História do biscoito
O tradicionalíssimo petisco carioca, na verdade nasceu em São Paulo em 1953, quando os irmãos Milton, Jaime e João Ponce aprenderam a receita na padaria de um primo. O biscoito é feito polvilho, água, gordura de coco, leite, sal e açúcar. Em 1955, eles começaram a investir na produção do biscoito, na capital fluminense, onde acabou se tornando um ícone.
O produto foi batizado com o nome da padaria para a qual os irmãos Ponce foram contratados no Rio de Janeiro. As roscas eram vendidas nesta padaria e em outras sete, dos mesmos proprietários. Mais tarde, em 1963, com o aumento da demanda pelos pedidos, os Ponce ampliaram as vendas para outras redes de padarias e firmaram uma sociedade com Francisco Nunes Torrão, um português especialista em pães.
Hoje, a fábrica chega a produzir mais de 10 mil biscoito por hora, 150 mil em um dia. Os ambulantes da cidade carioca fazem fila para comprar os pacotes, que custam R$ 0,70 e podem ser revendidos pelo preço desejado.
Curiosamente, o Biscoito Globo nunca fez propagandas e recusou ofertas para abrir franquias em outros estados. Além disso, a marca nunca modificou a embalagem, que se mantém a mesma desde a criação: a de cor vermelha contém biscoitos doces e a verde, salgados.
Serviço
Merci-aria Empório Batel. R. Des. Costa Carvalho, 255 – Batel. (41) 3079-7787. Funciona de segunda a sábado das 10h às 19h30.