• Carregando...

Faleceu na terça-feira (dia 27) aos 92 anos, Valdívia Caseiro, a Guega, uma cozinheira de mão cheia que fez parte da história da gastronomia e da vida de três gerações da família do premiado chef Celso Freire.

Além da dedicação de mais de 40 anos à família, foi a inspiradora do chef, ainda na infância. Tanto que, em sua homenagem, ele abriu em 2009, em Curitiba, um restaurante com o nome dela. “Ela tinha um astral incrível, uma mão abençoada. Tanto que o melhor momento familiar era na hora da comida. E foi ali que eu, ainda menino, ditava para ela os segredos guardados no livro de receitas de minha avó. E, por isso, resolvi homenageá-la”, disse Celso em entrevista ao Bom Gourmet na época em que abriu o restaurante.

Veja a matéria de inauguração do Restaurante Guega em 2009.

A jornalista Cecile Moreschi Freire Kruger, irmã de Celso Freire, fala da importância de Guega para a família. “Ela foi morar com nosso avô quado nossa mãe tinha apenas 11 anos. Acabou de criar nossa mãe, criou todos nós – cinco irmãos – e ainda deu uma palhinha nos nossos filhos! Ela era minha madrinha! Com certeza a melhor cozinheira de todos os tempos! De uma simplicidade e com uma sabedoria que poucas pessoas têm. Uma vida dedicada a nossa família. Ela era muito engraçada. Vai fazer muita falta. Mas também nos deixou muitas histórias, muitos ditados que eram só dela e um exemplo de dedicação e fidelidade que não existe mais!

O sepultamento foi na manhã desta quarta-feira no Cemitério Municipal de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]