• Carregando...

Esqueça os tradicionais ovos e coelhinhos de chocolate. Para esta Páscoa, a regra é aguçar o paladar com combinações que levem cacau e ingredientes cítricos, exóticos ou com recheios salgados, seguindo uma tendência europeia. A sensação hoje é presentar ou saborear com a família pequenas e delicadas porções de chocolate.

O chef Paulo Trevisani, da Bárbara Trevisani Chocolates e Doces Finos, explica que a ideia de quem faz chocolates atualmente é amenizar o sabor doce, “quebrando” com ingredientes que proporcionem um paladar mais ameno. “Em uma de nossas receitas usamos o sal grosso, mesclando com camadas de chocolate e ganache. É pouco sal, mas o suficiente para amenizar o dulçor. Na hora de morder, a pessoa sente a diferença. O alecrim também é um elemento que serve para quebrar o doce”, explica.

Na chocolateria Cuore de Cacau, a novidade é o ovo de chocolate com caramelo e flor de sal. “Ele fica espalhado pelo caramelo de forma irregular, assim não deixa o chocolate salgado. Serve como um tempero”, explica uma das sócias da loja, Bibiana Schneider. Os palets, bombons com decalques comestíveis, também estão em alta. Chamam a atenção pelo formato delicado e decorações atraentes. A harmonização deve ser feita com vinho do Porto. Bibiana indica o vinho branco com o palet de limão siciliano, o tinto rubi com o de rosas e o tawny com o de café com gianduia.

Mais novidades

Especialmente entre os adultos, os sabores creme de champanhe com chocolate meio amargo, chocolate ao leite com pistache, trufa com alecrim ou caramelo de alecrim com chocolate meio amargo. “As pessoas têm buscado novidades. Não querem apenas o prazer de comer bastante chocolate, mas experimentar coisas novas, tendências e variações das receitas”, diz Trevisani.

A proprietária da chocolateria Passion du Chocolat, Viviane Malucelli, conta que curry, manjericão e cardamomo são boas combinações com a textura do chocolate belga e excelentes sugestões para quem deseja inovar no presente de Páscoa. “Os brasileiros que viajam ao exterior querem encontrar aqui os mesmos produtos, sabores e o charme das chocolaterias estrangeiras.”

Menos é mais

O bom chocolate é para ser degustado aos poucos, em pequenas porções, saboreando-o lentamente. Quantidade é o que menos importa para quem quer desfrutar dos chocolates finos. Viviane explica que utiliza apenas matéria-prima belga ou francesa, o que torna os produtos diferentes e requintados. “Temos uma linha bem sofisticada, que leva uma camada fina de chocolate recheada com frutas como damasco, framboesa e amora. Sem contar os acabamentos em alto relevo, esculpidos no próprio chocolate”, conta.

Na sobremesa

Em época de Páscoa o chocolate deve estar não só nos presentes, mas também nas sobremesas das refeições em família. As tortas são variações com este ingrediente, combinadas com frutas, para serem servidas geladas. O chef Paulo Trevisani, da Bárbara Trevisani Chocolates e Doces Finos, sugere uma torta trufada com placas de chocolate com decalques ou a de chocolate com laranja e gengibre, que está em alta. “Para uma época festiva como esta, elas são bem indicadas.” Na Passion du Chocolat, tortas ou minitortas de cascas de chocolate com frutas vermelhas também são opções para quem quer aproveitar o chocolate em receitas criativas.

Para as crianças, depois de comer os doces, o chocolate po­­de virar brinquedo e até leitura. Nas lojas, as caixas e embalagens dos produtos infantis são alegres, bonitas e com decoração temática. Bibiana Schneider, da Cuore di Cacau, diz que para os pequenos não há muito como fugir dos ovos, mas que todo ano prepara algo diferente para combinar com eles. “Os pais que nos procuram querem um chocolate menos hidrogenado e pensam em desenvolver o paladar de seus filhos.” Este ano os produtos infantis estão em caixa ilustradas com histórias sobre as crianças do mundo, para que além de apreciar um chocolate refinado elas possam receber também um produto cultural.

Serviço

Bárbara Trevisani Chocolates e Doces Finos – Travessa Ney Azevedo, 27. Novo Mundo. Contato pelo (41) 3347-6278.

Passion du Chocolat – Alameda Presidente Taunay, 543, Batel. Contato pelo (41) 3022-7603.

Cuore di Cacau – Rua Fernando Simas, 334. Bigorrilho. Informações pelo (41) 3014-4010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]