• Carregando...
O melhor prato de Curitiba é o pastel ou o PF?
| Foto: @
Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Hugo Harada/ Gazeta do Povo

Um pastelzinho crocante e sequinho, feito na Pastelaria Brasileira, disputa o título de Sabor Popular de Curitiba. Mas para isso, ele precisa superar um prato feito que é carro-chefe do Mercado Municipal de Curitiba – além de outros oito deliciosos sabores da cidade. E você, prefere qual deles?

O serviço completo e o preço dos pratos está disponível no site de votação

Box do Eliseu

O Box do Eliseu, localizado no Mercado Municipal de Curitiba, é famoso por seu prato feito (PF). Diariamente, são vendidos cerca de 150. A refeição leva arroz, feijão, salada, carne e um complemento, mas há possibilidade de variações.

Desde 1976, os pais de Eliseu Suguimati, proprietário da casa, já serviam PFs no mercado. Ele herdou as receitas da família japonesa e a tradição de trabalhar com alimentação. Bife na chapa, bife acebolado, bife à milanesa, peixe à milanesa e bistequinha de porco estão disponíveis de segunda a sábado.

Pastelaria Brasileira

Já a massa sequinha e recheio farto é o segredo de sucesso dos pasteis feitos na Pastelaria Brasileira, há 53 anos. Os sabores mais pedidos são carne, palmito e queijo, mas há 15 opções.

O proprietário da casa, Elizeu Eberhardt, conta que utiliza ingredientes de alta qualidade. A massa é suave e não leva muita gordura e nem muito sal, para não pesar e não influenciar no sabor dos recheios.

Para quem quiser preparar em casa, é possível comprar apenas a massa, o pastel cru ou até mesmo o molhinho que acompanha, feito de tomate e pimenta. Mas a melhor opção, sem dúvidas, é degustar o pastel no local, frito na hora e servido no ambiente bem típico, no centro da cidade.

Concorrentes

Nesta semana você conheceu os dez finalistas ao título de Sabor Popular de Curitiba pelo Prêmio Bom Gourmet 2011. As votações se encerram neste domingo (28), e o resultado você irá conferir no dia 15 de setembro.

Além do PF e do pastel, disputam o prêmio o Bife Sujo, do Restaurante Bife Sujo; o brigadeiro de colher, da Casa di Bel; o Hackepeter, do Bar Schimmel; o pão com linguiça blumenau, do Bar Canabenta; o Madrilenho, da confeitaria A Familiar; o cachorro-quente, da barraca Hot Dog Benassi; a costela do Nyck Costela no Rolete; e o Churrasco Paranaense, do Bar Palácio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]