• Carregando...

A lista de ingredientes para o sucesso na cozinha envolve conhecimentos de história da gastronomia, boas receitas e eficientes técnicas de preparo. Mas para quem quer encontrar seu lugar ao sol e se firmar neste mercado em ascensão, a lista é ainda mais extensa. Vai da compra certa de ingredientes até a boa administração da equipe e divulgação, passando pelo cálculo de custos e formação de preços.

Para ajudar iniciantes e iniciados nesse árduo trabalho de servir bons pratos e saber administar um negócio na área de gastronomia, o Centro Europeu lança no próximo dia 25 uma coleção de cinco volumes, composta de três livros e dois fichários de receitas. As publicações reúnem conhecimentos adquiridos ao longo de 18 anos de pesquisa na área gastronômica.

Na cozinha

Um dos volumes é O Grande livro da gastronomia, que aborda características da cozinha clássica, brasileira e contemporânea, com pitadas de história e contribuições de cada uma delas. As bases da culinária são apresentadas com a origem de sopas e caldos e com diferentes preparos e usos de ovos e manteiga.

O livro trata, ainda, das técnicas de mise en place, de conhecimento de mercadorias, de sobremesas e cremes, vinhos e queijos, apontando as melhores combinações. “Esse volume permite a percepção completa da receita: de onde vêm os ingredientes, quais são os resultados de uma mistura e o porquê desses resultados. A partir desse conhecimento é possível criar os próprios pratos”, explica o presidente do Centro Europeu, Carlos Sandrini.

A leitura do livro, segundo Sandro Duarte, chef instrutor da escola e um dos colaboradores da obra, garante bons resultados. “A organização de uma cozinha, o conhecimento das mercadorias e o domínio dos métodos e técnicas de preparo são os pilares da boa gastronomia”, revela.

Sabor italiano

O volume Cozinha Italiana – O melhor de cada região mostra as peculiaridades culinárias do país. “O norte sofre influências francesas, suíças e alemãs, com alimentos mais pesados e quentes, como as carnes de caça e as sopas. No centro, as massas e o arroz são os carros-chefe. Já o sulistas têm uma dieta mais mediterrânea, com frutos do mar e azeite de oliva”, conta o chef Duarte.

Nos negócios

A administração de um restaurante também é tratada na coleção, com o livro Restaurateur – Admi­nistrando restaurantes. Com temas sobre técnicas de serviço, compra e administração de pessoal, questões de higiene e saúde, planejamento de cardápio e de preços e ações de marketing, o volume oferece orientação para quem tem ou deseja abrir um restaurante. “Esse conhecimento contribui para a profissionalização da gastronomia”, explica Sandrini.

Para leigos

Apesar de contemplar o material didático do curso Chef de Cuisine – Restaurateur, a coleção também pode agradar os cozinheiros do dia a dia. “Eles tornam-se conhecedores da comida. A aplicação dos fundamentos dos livros proporciona economia nas compras, melhor escolha de mercadorias, cuidados com a saúde, valorização dos espaços gastronômicos e um incentivo à busca da eficiência na alimentação de uma família”, diz Sandrini.

Serviço

Centro Europeu – A coleção está à venda nas sedes do Centro Europeu e nas Livrarias Curitiba. Informações pelo site www.centroeuropeu.com.br e www.livrariascuritiba.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]