Publicidade
Chef

Gabriela Carvalho

  • Chef do Quintana Café e Restaurante

MARCA DO CHEF - LIVRO DE GASTRONOMIA - 26-06-2012 - CURITIBA - BOM GOURMET

Biografia

A experiência de estudar gastronomia em diversos lugares do mundo deu a Gabriela Carvalho mais do que técnica. Fez com que ela passasse a se preocupar com todo o processo que envolve a profissão, desde a escolha dos ingredientes até a forma de preparo e degustação. A importância do contato com a natureza, de respeitar a sazonalidade e questões como cooperação, por exemplo, são levadas à risca pela chef. Tanto que recentemente levantou a bandeira de questões indígenas, reunindo ativistas e lideranças em seu restaurante para debater sobre vários temas, entre eles a cultura alimentar.

Gabriela é defensora categórica do slow food, movimento que propõe a trilogia de refeições longas, comidas saudáveis e ingredientes da estação. O Quintana Café e Restaurante, comandado por ela desde 2008, segue essa premissa. O cardápio desenvolvido pela chef dá prioridade para ingredientes frescos e também da horta que ela cultiva no local. A proposta é seguida à risca também dentro de casa e nos cuidados com a alimentação da família. Ela mantém uma horta no apartamento em que mora e o passeio por feiras orgânicas e os laços com produtores locais estão na rotina da cozinheira.

O contato com esse tipo de prática começou na adolescência quando, aos 15 anos, fez um intercâmbio em Oregon, nos EUA. Alguns anos depois, de volta a Curitiba, decidiu, com o apoio da família, voltar a estudar fora do país. O destino foi a faculdade Les Roches, nos Alpes Suíços, e o curso escolhido foi hotelaria.

Depois de formada, chegou a dar aulas na faculdade Endicott, em Boston (EUA), e a participar de cursos e projetos em hotéis e restaurantes pelo mundo, desenvolvendo-se como cozinheira. No Brasil, morou em estados, como Bahia, Ceará e São Paulo, mas foi no Paraná que decidiu plantar suas raízes.

A preocupação com a procedência dos ingredientes se estende para a forma de preparo e com os resíduos gerados. Tanto que no restaurante pratica o aproveitamento de cada alimento, utilizando 100% dos produtos, como caules, cascas e folhas, o que a levou a ser a embaixadora do movimento Gastronomia Responsável, idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Prêmio Bom Gourmet

Vencedor: Chefs 5 Estrelas - 2016


Restaurante Atual Quintana Café e Restaurante
  • Endereço

    Avenida Batel 1440 Batel, Curitiba - PR

  • Contato

Assine a Gazeta do Povo e receba mensalmente o Bom Gourmet.