• Carregando...

Vários mitos e lendas indígenas envolvem o tema de capa deste mês. A mais conhecida explicaria a origem do nome mandioca. Mani era uma indiazinha que morreu sem ficar doente e sem sofrer. Enterrada na própria oca, como era a tradição, todos os dias os índios iam visitá-la e choravam sobre sua sepultura, até que nela surgiu uma planta desconhecida. Após cozinharem e provarem a raiz entenderam que se tratava de um presente do Deus Tupã. Deram à raiz o nome de Mani e como nasceu na oca foi chamada de manioca, que hoje conhecemos como mandioca.

Hoje, esta iguaria, muito rica nas terras tupiniquins há centenas de anos, é base de muitos alimentos, do norte ao sul do país. E por ser nesta época mais saborosa e macia, resolvemos mostrar como aproveitá-la melhor, além das opções frita e cozida. E os chefs nos ajudaram, e muito, nesta missão. Você vai ver pratos muito interessantes e simples, como o creme de mandioca, o nhoque e até o brigadeiro (uma delícia!).

Outro assunto que tem tudo a ver com o friozinho, são as sopas. E para sair das tradicionais resolvemos mostrar opções exóticas, com cerveja e banana-da-terra. Formas alternativas de preparo também aparecem no passo a passo do tamales, uma iguaria mexicana parecida com a nossa pamonha, porém recheada com carnes, legumes ou doces. Será que por aqui esta sugestão agrada?

E olhe só o que está de volta e vai movimentar a cidade nos próximos meses: o Prêmio Bom Gourmet 2012! A categoria Sabor Popular aceita as indicações dos leitores de Curitiba. Mas, se você conhece iguarias em Londrina e Maringá também dê suas sugestões. Este ano teremos a eleição dos sabores populares nestas duas cidades também.

Estou esperando a sua participação, entre no site e faça as suas indicações!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]