• Carregando...

Confira a sugestão da chef de um tipo de panetone alemão chamado stollen

Quem já esteve na Provence Boulangerie Pâtisserie Café, em Curitiba, teve a oportunidade de experimentar uma breve viagem à Região Sul da França, conhecida como Provença, em português. A construção antiga e a decoração ajudam a fazer a transição. O sonho de abrir a Provence foi realizado pela chef pâtissiere Denise Carvalho após uma temporada de oito anos na França.

Casada com o diretor de uma com­­panhia aérea, Denise foi morar no ex­­terior em 1988, com o marido. Do Ja­­pão foi para a França. “Lá resolvi fazer algo que me desse fu­­turo. Fiz todos os cursos possíveis do Le Cor­don Bleu – uma das mais prestigiadas escolas de gastronomia do mundo – e me formei após cinco anos, em 1998”. Mas o amor pela gastronomia nasceu bem antes, nas aulas de culinária do extinto Colégio de Educação Familiar de Curitiba, conhecido por ensinar dotes domésticos às jo­­vens.

Entre aulas de gastronomia e passeios no exterior, a chef conheceu muitos cafés franceses e passou a sentir vontade de ter um igual no Brasil, onde pudesse comercializar seus doces, pães, patês e chocolates. De volta a Curitiba, encontrou em uma construção antiga no bairro Água Verde o espaço ideal. “So­­nhei, idealizei e pesquisei muito. Até que encontrei a casa perfeita, pelo seu estilo antigo, o que retrata bem a Região Sul, que é a parte mais rústica da França.”

Ela mesma colocou a mão na massa para que a casa ficasse o mais próximo possível daquilo que sempre quis. A chef trabalhou no acabamento das paredes criando texturas rústicas, com aplicação de técnicas que dão efeito de desgaste à superficie. Fotos da região de Provença, que estavam guardadas, e objetos artesanais criados por Denise, como porta-guardanapos, arranjos de mesa e porta-condimentos, foram aproveitados na decoração. “Comecei a fazer de brincadeira, para a minha casa. As pessoas começaram a ver e a gostar, aí fui aperfeiçoando. Nunca fiz curso, isso é apenas amor pela atividade manual, como é para mim trabalhar com massa de pão”. Denise tem um ateliê em casa. É para onde vai quando está estressada ou cansada. “É uma forma de extravasar, consigo relaxar. Se tivesse mais tempo, faria mais.”

* * * * * * * *

Serviço

Provence Boulangerie Pâtisserie Café. Rua Bruno Filgueira, 548, Água Verde. Fone (41) 3343-9911.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]